Para Sócios
O GEOTA está de luto
Data
16
Maio
2025
Autor
Autor:
GEOTA
GEOTA

Maria da Conceição da Costa Martins

(01/09/1963 - 14/05/2025)


Perdemos uma defensora das causas ambientais, exemplar na sua dedicação à cidadania ambiental em total regime de voluntariado.


Maria da Conceição  Martins faleceu,  serenamente, no IPO de Lisboa no dia 14 de Maio ao final da tarde, vítima de doença prolongada. 


Até aos seus últimos momentos esteve acompanhada pela sua família mais próxima.


Em termos pessoais, deixa um mar de saudades aos seus familiares, amigos e colegas, com o seu trato afável, fácil, próximo, pragmático e muito generoso. Mas também muito rigorosa e exigente consigo própria, com um grande espírito de sacrifício, exemplo de disciplina pessoal mas com enorme bom senso e lealdade aos seus valores humanistas, bem como aos seus pares e amigos . É muito difícil encontrar-lhe defeitos e a história certamente os atenuará face às imensas virtudes que demonstrou ao longo de toda a sua vida. 


Em termos associativos, foi associada de longa data do GEOTA, da Associação PATO, da Ordem dos Biólogos e apoiou outras organizações. 

Foi a primeira mulher presidente do GEOTA. Foi coordenadora da área temática de sensibilização ambiental (1988-1993), tesoureira e presidente da Comissão Executiva (1993-2001), presidente da Mesa da Assembleia Geral (1997-2001) e presidente do Conselho Fiscal em vários mandatos, transmitindo sempre estabilidade aos órgãos em que teve assento até ao final da sua vida. 

Na Associação PATO, que ajudou a fundar, foi presidente da Direção e membro do Conselho Fiscal. A Reserva Natural Local do Paul de Tornada, uma zona húmida Ramsar, onde o GEOTA e a Associação PATO integram a Comissão Diretiva, deve muito ao seu trabalho científico, que desenvolveu com outros colegas, há quase 40 anos, sob a orientação do Prof. João Evangelista. Foi com o seu empenho, determinação e habilidade que conseguiu conjugar as vontades para a classificação do Paul de Tornada como Reserva Natural, em 2009, e a construção do Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada - Professor João Evangelista, um Equipamento para a Educação Ambiental e espaço interpretativo da Reserva Natural Local do Paul de Tornada, há 25 anos.


Entre outras intervenções cívicas teve lugar uma participação muito significativa como representante das ONGA em vários organismos da Administração, emprestando sempre a sua sapiência de forma eficaz, sem presunções. 


Em termos académicos, Maria da Conceição Martins deixou um legado de erudição e formação impressionantes, testemunhado pelos seus alunos e alunas de vários países e também pelos seus colegas e amigos. Foi professora e investigadora na área da educação ambiental e psicologia da educação.  Doutorou-se em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa..

Foi Professora-Adjunta (nomeação definitiva) na ESE/IPB.

Cargos, Funções e Representações: vice-presidente do Conselho Técnico-Científico da ESE;  Membro do Conselho Técnico-Científico do IPB; · Membro do Conselho Pedagógico da ESE/IPB; · Diretora de Curso e membro da Comissão Científica do Mestrado em Educação Ambiental; Membro do Conselho Municipal de Educ. de Bragança em representação do IPB;  Ponto Focal da ESEB do Projeto “A Educação para o Desenvolvimento nas ESE: Diagnóstico e Capacitação”;  Diretora da ESE (2003-2013); Coordenadora do Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação para a Sustentabilidade (1997-1999).


*Formação Académica:*


- Doutoramento em Educação: Universidade de Lisboa, Instituto da Educação (especialidade em Psicologia da Educação, 2019).

- Mestrado em Educação*: Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências (área de Metodologia do Ensino das Ciências, 1996).

- Licenciatura em Biologia: Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências (Ramo Científico - área de Botânica, 1986).


*Áreas de Interesse:*


- Educação ambiental

- Psicologia da educação

- Desenvolvimento sustentável

- Formação de professores


*Publicações e Projetos:*


Maria da Conceição Martins tem várias publicações em revistas científicas e capítulos de livros, além de participações em conferências internacionais.


Os seus projetos de investigação abordaram temas como as atitudes dos jovens face ao ambiente, educação para o desenvolvimento sustentável e alimentação sustentável.



Foram tantas as pessoas que ajudou que a sua partida deixa um vazio incomensurável, apenas atenuado pelo seu imenso legado.


Obrigado Conceição Martins. Até sempre!


Em defesa da sustentabilidade do Planeta Terra.

Partilhe este artigo
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppTelegramGoogle
Para Sócios
Evento
16
Maio
2025
Evento
Autor:
GEOTA
Em Destaque
GEOTA - Parecer do GEOTA sobre a Central Solar Fotovoltaica do Pereiro
Energia e Mobilidade
Energia e Mobilidade
Parecer do GEOTA sobre a Central Solar Fotovoltaica do Pereiro
14 de Mai., 2025
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Não foi anulada a decisão que travou o avanço da Barragem do Pisão
Rios e Água
Não foi anulada a decisão que travou o avanço da Barragem do Pisão
8 de Mai., 2025
Autor: GEOTA
Ver mais
SUBSCREVA A
NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de
tudo sobre geota