Grupo de Trabalho
Consumo Sustentável

Este grupo propõe-se pensar a globalização, a cultura consumista e a sociedade de desperdício.


Pareceres e Comunicados




2011

- Os Jovens e o Consumo, Fevereiro de 2011




2010

- É Possível um Consumo Sustentável de Natal?, Dezembro de 2010




Plano de Acção:

  1. Reflexão / debate
  2. Informar os consumidores
  3. Implicações sociais e ambientais do excesso de consumo. Preço dos produtos baratos.
  4. Promover a qualidade dos produtos. Absolescência programada.
  5. Implementar acções que levem a uma alteração de comportamentos.
  6. Articulação com outras entidades ligadas ao Consumo, como a Deco, Associações de Produtores, instituições públicas e europeias, universidades e associações ambientais.
  7. Influenciar o poder legislativo e político.
  8. Estabelecer relações com empresas de grande consumo para implementar boas práticas de consumo






Objectivos concretos / Plano de acção detalhado


1. Reflexão / Debate

  1. Think thank interno sobre a globalização e a sociedade de consumo. Analisar a tendência autodestrutiva da sociedade que está por trás da necessidade de consumir constantemente, e cada vez mais, produtos inúteis. - Dez 2013
  2. Debate numa Universidade sobre a globalização e a sociedade consumista - Abr/ Maio 2014


2. Informar o consumidor

  1. Informar o Consumidor sobre os excessos e os impactos ambientais e sociais do consumo.
    Ajudar o consumidor a reflectir cada acto de consumo e as suas implicações ambientais e sociais de forma a alterar comportamentos. Consumir tem de deixar de ser um acto instintivo e irreflectido.
  2. Conhecer o custo material, energético e laboral de cada produto
  3. A comida processada e os seus perigos, custo económico e implicações para a saúde. Implica maior gasto de recursos, nomeadamente de embalagens.
  4. Ligar os excessos da sociedade em que vivemos e a falta de tempo para coisas mais importantes como família, tempos livres, exercício físico e saúde pública.
  5. Efeitos da produção excessiva na produção de resíduos. Importância da reciclagem


Como:

  1. Continuação do Página do Consumo Útil no Facebook - 2013 , 2014
  2. Através de artigos informativos no Geotálupa - 2014
  3. Elaboração de artigos informativos para revistas - 2014



3. Implicações sociais e ambientais do excesso de consumo. O custo dos produtos baratos

  1. Qual a implicação da produção dos produtos baratos na sociedade, na economia e no ambiente.
  2. Defender os produtos tradicionais, locais, nacionais e biológicos
  3. Tradições que devem ser combatidas e que já não fazem sentido no mundo em crise em que vivemos, como os brindes, os presentes.


4. Promover a qualidade dos produtos. Absolescência programada

  1. Informar os consumidores, através de uma campanha, do fenómeno da absolescência programada.
  2. O poder está na mão do consumidor e tem de ser este a exigir a qualidade dos produtos
  3. Ser o veículo de comunicação entre os consumidores e as empresas para exigir mais qualidade


A promoção da qualidade e duração dos produtos pode ser conseguida através da colaboração com Associações do Consumidor, como a Deco.





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