Grupo de Trabalho
Consumo Sustentável
Este grupo propõe-se pensar a globalização, a cultura consumista e a sociedade de desperdício.
Pareceres e Comunicados
2011
- Os Jovens e o Consumo, Fevereiro de 2011
2010
- É Possível um Consumo Sustentável de Natal?, Dezembro de 2010
Plano de Acção:
- Reflexão / debate
 - Informar os consumidores
 - Implicações sociais e ambientais do excesso de consumo. Preço dos produtos baratos.
 - Promover a qualidade dos produtos. Absolescência programada.
 - Implementar acções que levem a uma alteração de comportamentos.
 - Articulação com outras entidades ligadas ao Consumo, como a Deco, Associações de Produtores, instituições públicas e europeias, universidades e associações ambientais.
 - Influenciar o poder legislativo e político.
 - Estabelecer relações com empresas de grande consumo para implementar boas práticas de consumo
 
Objectivos concretos / Plano de acção detalhado
1. Reflexão / Debate
- Think thank interno sobre a globalização e a sociedade de consumo. Analisar a tendência autodestrutiva da sociedade que está por trás da necessidade de consumir constantemente, e cada vez mais, produtos inúteis. - Dez 2013
 - Debate numa Universidade sobre a globalização e a sociedade consumista - Abr/ Maio 2014
 
2. Informar o consumidor
- Informar o Consumidor sobre os excessos e os impactos ambientais e sociais do consumo.
		
Ajudar o consumidor a reflectir cada acto de consumo e as suas implicações ambientais e sociais de forma a alterar comportamentos. Consumir tem de deixar de ser um acto instintivo e irreflectido. - Conhecer o custo material, energético e laboral de cada produto
 - A comida processada e os seus perigos, custo económico e implicações para a saúde. Implica maior gasto de recursos, nomeadamente de embalagens.
 - Ligar os excessos da sociedade em que vivemos e a falta de tempo para coisas mais importantes como família, tempos livres, exercício físico e saúde pública.
 - Efeitos da produção excessiva na produção de resíduos. Importância da reciclagem
 
Como:
- Continuação do Página do Consumo Útil no Facebook - 2013 , 2014
 - Através de artigos informativos no Geotálupa - 2014
 - Elaboração de artigos informativos para revistas - 2014
 
3. Implicações sociais e ambientais do excesso de consumo. O custo dos produtos baratos
- Qual a implicação da produção dos produtos baratos na sociedade, na economia e no ambiente.
 - Defender os produtos tradicionais, locais, nacionais e biológicos
 - Tradições que devem ser combatidas e que já não fazem sentido no mundo em crise em que vivemos, como os brindes, os presentes.
 
4. Promover a qualidade dos produtos. Absolescência programada
- Informar os consumidores, através de uma campanha, do fenómeno da absolescência programada.
 - O poder está na mão do consumidor e tem de ser este a exigir a qualidade dos produtos
 - Ser o veículo de comunicação entre os consumidores e as empresas para exigir mais qualidade
 
A promoção da qualidade e duração dos produtos pode ser conseguida através da colaboração com Associações do Consumidor, como a Deco.