Litoral e Mar
GEOTA CO-ORGANIZA SEMINÁRIO COASTWATCH 2020 “30 ANOS A OLHAR PELO LITORAL”
Data
03
Setembro
2020
Autor
Autor:
GEOTA
GEOTA

O Seminário Coastwatch 2020 "30 Anos a Olhar pelo Litoral" decorre de 7 a 10 de setembro e é co-organizado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa  - FCT NOVA e pelo MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. É direcionado ao público em geral e acreditado para professores. No contexto atual da pandemia de COVID-19 a iniciativa será realizada por teleconferência e oficinas presenciais.

Este seminário surge no contexto de garantir que os cidadãos são informados sobre a importância dos ecossistemas marinhos e o que podem fazer para ajudar. Os cidadãos podem ser encorajados a fazer escolhas de consumo sustentáveis, aprender sobre certificações, a reduzir o consumo de plástico e a sua pegada de carbono. Para João Dias Coelho, Presidente do GEOTA, "alterar esta situação pressupõe mudanças de comportamentos de todos, e uma melhoria qualitativa do exercício de cidadania, formando cidadãos mais conscientes e pró-activos."
 
O programa do seminário é preenchido por diversas conferências e oficinas pedagógicas, cujos conteúdos distribuem-se por 3 painéis temáticos:
Painel 1 – Alterações climáticas e Riscos no Litoral
Painel 2 – Lixo marinho e microplásticos
Painel 3 – Literacia do Oceano e Comunidades
 
As inscrições encontram-se abertas até 4 de setembro. O programa detalhado e formulário para inscrições  encontram-se na página do Coastwatch e redes sociais do GEOTA. Para mais informações contacte geota@geota.pt
 
O Projeto Coastwatch integra o Coastwatch Europe, um projeto de âmbito europeu de Monitorização do Litoral, Educação Ambiental e Ciência Cidadã envolvendo, anualmente, 3000 a 4000 pessoas em Portugal, e a parceria com aproximadamente 4 dezenas de entidades por todo o país. Este Projeto é coordenado, há 30 anos a nível nacional, pelo GEOTA, uma Organização Não Governamental de Ambiente, sem fins lucrativos.

Partilhe este artigo
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppTelegramGoogle
Litoral e Mar
Evento
03
Setembro
2020
Evento
Autor:
GEOTA
Em Destaque
GEOTA - GEOTA distinguido com o prémio internacional DAM REMOVAL 2023
Rios e Água
Rios e Água
GEOTA distinguido com o prémio internacional DAM REMOVAL 2023
17 de Abr., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Posição do GEOTA sobre o Plano Ferroviário Nacional
Ambiente e Território
Posição do GEOTA sobre o Plano Ferroviário Nacional
18 de Mar., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Assembleia Geral -  Convocatória
Para Sócios
Assembleia Geral - Convocatória
26 de Fev., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
SUBSCREVA A
NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de
tudo sobre geota