2025

Orador/formador: Miguel Branquinho
Mestre em Arquitectura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia e está a terminar uma Pós-Graduação em Ecologia e Gestão Ambiental na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Profissionalmente, trabalhou quase uma década na construção de espaços verdes e em projectos de Restauro Ecológico e Reflorestação de Áreas Ardidas. É associado do GEOTA e Coordenador de Acções no Terreno dos Projectos Renature.
Objetivos:
No final desta sessão os participantes deverão:
- Compreender os objectivos da Lei do Restauro da Natureza, a sua história, enquadramento e funcionamento na União Europeia;
 - Entender como a Lei do Restauro da Natureza está a ser aplicada e trabalhada no contexto português;
 - Compreender como e em que medida os Projectos do GEOTA ajudam Portugal a cumprir as metas e objectivos da Lei do Restauro da Natureza;
 - Discutir os principais problemas e o futuro da Lei do Restauro da Natureza em Portugal.
 
Após a apresentação por parte do orador, haverá uma parte dedicada a perguntas e respostas com os participantes. Visando proporcionar oportunidades iguais a todos os participantes, apenas serão permitidas perguntas diretas e relacionadas com a temática, com a duração máxima de 1 minuto e apenas uma por participante. As perguntas mais elaboradas deverão ser enviadas por escrito para o endereço de correio eletrónico geota@geota.pt.
Informações e organização: GEOTA
Estas ações têm a parceria da CIDAMB - Associação Nacional para a Cidadania Ambiental, no âmbito do projeto "Capacita-Ação – Capacitar OSC para o acesso à justiça ambiental e a defesa de direitos fundamentais" apoiado pelo programa Catalyst of Change - Supporting a Vibrant Civil Society in Europe do Netherlands Helsinki Commitee e do European Center for Not-for-Profit Law.
Acreditação: Esta ação fará parte de um ciclo de 3 ações acreditadas como Ação de Formação de Curta Duração (3 horas) pelo CFAE OESTE cod: 43701 para todos os docentes de todos os grupos disciplinares.
Observações: Por ser uma ACD de 3h repartida em sessões de 1h, implica a participação obrigatória em 3 webinars: 22 outubro-Política de Solos e Ambiente; 29 outubro - Os direitos de informação e de participação: de direitos constitucionais a dormens jus (parte 1); 4 novembro-Plano Nacional de Restauro da Natureza.
2025
