2026

Orador/formador: Alexandra Azevedo
Nota curricular: Médica veterinária e ativista na área do ambiente há mais de 2 décadas. Autora de guias sobre alimentos silvestres: “Ervas Silvestres Comestíveis” e “Frutos Silvestres Comestíveis”; autora e apresentadora da série de vídeos “Natureza Comestível”; mentora e coordenadora da Campanha “Autarquias sem Glifosato/Herbicidas” da Quercus - ANCN, tendo sido distinguida com Menção Honrosa no prémio Terre de Femmes 2021, da Yves Rocher, pelo seu trabalho nesta campanha. Presidente da Direção Nacional da Quercus- ANCN, desde agosto de 2021.
Desde o lançamento da Campanha ‘Autarquias sem Glifosato/Herbicidas’, em 2014, a Quercus está a trabalhar de forma sistemática, na apresentação e debate das alternativas não químicas na manutenção de espaços públicos livre de Herbicidas.
A campanha da Quercus permitiu traçar um “antes” e um “depois”, em que de um uso generalizado dos herbicidas por praticamente todas as autarquias do país, se passou a questionar o seu uso que permitiu a procura de soluções. As autarquias com lideranças mais conscientes são as pioneiras no abandono total de herbicidas, o grupo de pesticidas mais utilizado em áreas urbanas.
A implementação da abordagem livre de herbicidas na manutenção de espaços públicos pelas autarquias locais tem evoluído nos últimos anos. Nesta mesa redonda pretende-se explorar alguns desafios, mas também as oportunidades que se colocam nesta abordagem, nomeadamente a sua interligação com respostas às alterações climáticas e reforço de processos colaborativos.
Objetivos: No final desta sessão os participantes deverão demonstrar conhecimento sobre:
os principais componentes da abordagem livre de herbicidas, os seus desafios e oportunidades, o contexto nacional e europeu e saber como agir a nível local e apoiar a campanha;
os principais incumprimentos na aplicação de herbicidas.
Após a apresentação por parte da oradora, haverá uma parte dedicada a perguntas e respostas com os participantes. Visando proporcionar oportunidades iguais a todos os participantes, apenas serão permitidas perguntas diretas e relacionadas com a temática, com a duração máxima de 1 minuto e apenas uma por participante. As perguntas mais elaboradas deverão ser enviadas por escrito para o endereço de correio eletrónico geota@geota.pt.
Público-alvo: Público em geral, dirigentes e técnicos e associados de ONG, educadores e professores, técnicos de autarquias locais, estudantes.
Informações e organização: GEOTA
Estas ações têm a parceria da CIDAMB - Associação Nacional para a Cidadania Ambiental, no âmbito do projeto "Capacita-Ação – Capacitar OSC para o acesso à justiça ambiental e a defesa de direitos fundamentais" apoiado pelo programa Catalyst of Change - Supporting a Vibrant Civil Society in Europe do Netherlands Helsinki Commitee e do European Center for Not-for-Profit Law.

