2025

Orador/formador: Carolina Nunes
Estudou Ciência e Tecnologia Animal na Universidade de Évora, seguindo-se o mestrado em Biologia da Conservação na mesma instituição. Depois disto, trabalhou e foi voluntária em diversos projetos de Conservação da Natureza e Educação Ambiental, juntando-se à Quercus ANCN, em 2019, como Coordenadora dos Centros de Recuperação e Diretora Técnica do CRASSA.
Objetivos: Os Centros de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) têm um importante papel no tratamento da nossa fauna autóctone, vítima, tantas vezes, de ameaças como atropelamento, envenenamento e tiro ilegal. Além disso, dedicam-se diariamente a construir parcerias, protocolos e novo conhecimento científico, e a divulgar boas práticas e formas de protegermos os nossos ecossistemas, através da Educação Ambiental. Neste Webinar, iremos apresentar os três CRAS geridos pela Quercus ANCN, analisando as estatísticas dos últimos anos, e apresentando casos de recuperação emocionantes.
No final desta sessão os participantes deverão adquirir conceitos e conhecimentos básicos e conseguir elaborar sobre eles em relação à importância e ao papel dos CRAS na recuperação da fauna autóctone, e também sobre o que cada um pode fazer para colaborar, o que fazer ao encontrar um animal selvagem ferido ou debilitado, e como pode apoiar (apadrinhamento, voluntariado).
Após a apresentação por parte da oradora, haverá uma parte dedicada a perguntas e respostas com os participantes. Visando proporcionar oportunidades iguais a todos os participantes, apenas serão permitidas perguntas diretas e relacionadas com a temática, com a duração máxima de 1 minuto e apenas uma por participante. As perguntas mais elaboradas deverão ser enviadas por escrito para o endereço de correio eletrónico geota@geota.pt.
Público-alvo: Público em geral, dirigentes e técnicos e associados de ONG, educadores e professores, técnicos de autarquias locais, estudantes.
Informações e organização: GEOTA
Estas ações têm a parceria da CIDAMB - Associação Nacional para a Cidadania Ambiental, no âmbito do projeto "Capacita-Ação – Capacitar OSC para o acesso à justiça ambiental e a defesa de direitos fundamentais" apoiado pelo programa Catalyst of Change - Supporting a Vibrant Civil Society in Europe do Netherlands Helsinki Commitee e do European Center for Not-for-Profit Law.

