Florestas e Biodiversidade
Manifesto pela Plantação de Árvores no Outono
Data
21
Março
2023
Autor
Autor:
GEOTA
A Primavera explode de cores porque surgem novos rebentos e folhas em árvores que passam o inverno em tronco nu. Este crescimento exige água disponível no solo e reservas de açúcar que a árvore foi armazenando nas raízes e ramos. 


Quando se planta uma árvore, primeiro ela tem que se adaptar ao novo local e investir no crescimento de raízes que procurem nutrientes que são, depois, transformados em açúcar. Faz então sentido que as árvores sejam plantadas no final do Outono, o que lhes dará tempo para na primavera se concentrarem apenas no crescimento de ramos, folhas e flores. 


A partir da primavera aumenta a temperatura. Ora as raízes desenvolvem-se melhor em solos frescos do que em solos quentes. Faz então sentido que as árvores sejam plantadas no final do outono, o que lhes permitirá desenvolver um bom sistema radicular antes que comecem a surgir folhas.


A transformação de nutrientes em açúcares precisa de muita água: com um sistema radicular debilitado a planta tem dificuldade em suprir todas as suas necessidades, e por isso, amiúde, vemos cair as folhas de árvores recém-plantadas. Faz então sentido que as árvores sejam plantadas no final do outono, pois mesmo que as chuvas se atrasem a capacidade de sobrevivência da árvore será maior se ela tiver menos necessidades em água.


Reservemos a primavera e o Dia Mundial da Floresta ou da Árvore (21 de março) para cuidarmos ou celebrarmos as que plantámos em outonos anteriores, através de caminhadas, piqueniques, roteiros fotográficos, aulas ao ar livre, ações de sensibilização ambiental ou, simplesmente, com a contemplação do mundo natural de que fazemos parte. A efetividade de plantar árvores nesta data é diminuta, a taxa de sobrevivência dos espécimes é baixa, sendo um desperdício de recursos a todos os níveis.


Faz então sentido mudar: vamos pôr Portugal a plantar árvores no outono! O Dia Mundial da Bolota (10 de novembro) e o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro) são datas simbólicas e propícias para realizar ações de plantação.

Subscrevem: 
--------------------------------------------------------------------------
ASE - Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela
GEC - Grupo Ecológico de Cascais
Partilhe este artigo
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppTelegramGoogle
Florestas e Biodiversidade
Evento
21
Março
2023
Evento
Autor:
GEOTA
Em Destaque
GEOTA - O seu IRS faz a diferença
Florestas e Biodiversidade
Florestas e Biodiversidade
O seu IRS faz a diferença
22 de Mai., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Nota de pesar pelo falecimento do Engº Eduardo Zúquete
Energia e Mobilidade
Nota de pesar pelo falecimento do Engº Eduardo Zúquete
21 de Mai., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Rogério Ivan Rodrigues eleito presidente do GEOTA
Para Sócios
Rogério Ivan Rodrigues eleito presidente do GEOTA
2 de Mai., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
SUBSCREVA A
NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de
tudo sobre geota