Rios e Água
GEOTA distinguido com o prémio internacional DAM REMOVAL 2023
Data
17
Abril
2024
Autor
Autor:
GEOTA
GEOTA

Com a remoção do Açude de Vaqueiros no Rio Alviela, o GEOTA recebeu esta distinção internacional Dam Removal Award 2023, durante a cerimónia realizada terça-feira, 16 de abril, na Free Flow Conference, em Groningen, Países Baixos. 

Depois de ter sido pré-selecionado como um dos três melhores projetos por um júri independente de especialistas internacionais, realizou-se uma votação online em que o público votou no seu projeto finalista favorito.  

As opiniões do júri e do público foram consideradas numa ponderação de 50-50 e Portugal foi eleito vencedor do Dam Removal Europe Award 2023. 

GEOTA

O programa Rios Livres GEOTA, em abril de 2023 completou o projeto de restauro de um troço de 100m do rio Alviela, estabilizando margens, recuperando a galeria ripícola e restabelecendo a conectividade fluvial em 3,3 km através da remoção do Açude de Vaqueiros. Este projeto foi um marco para o movimento de remoção de barreiras à conectividade fluvial em Portugal, uma vez que, após a conclusão da remoção, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, do anterior governo, anunciou o início de um Programa Nacional para a Remoção de Barreiras Obsoletas.

O GEOTA, agradece o apoio de todos quantos votaram e o apoio de todos os parceiros envolvidos, nomeadamente às entidades que financiaram este projeto – Fundação MAVA e DIMFE – e aos municípios de Santarém e de Alcanena, bem como a Agência Portuguesa do Ambiente e a empresa de restauro fluvial, E.Rio.

Este prémio é organizado pela Dam Removal Europe, pela World Fish Migration Foundation, pelo Banco Europeu de Investimento, pela The Nature Conservancy e apoiado pela Dutch Postcode Lottery e pela Forest Peace Foundation.

Partilhe este artigo
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppTelegramGoogle
Rios e Água
Evento
17
Abril
2024
Evento
Autor:
GEOTA
Em Destaque
GEOTA - Parecer do GEOTA: Investimento em redes de distribuição de gás para 2025 a 2029
Energia e Mobilidade
Energia e Mobilidade
Parecer do GEOTA: Investimento em redes de distribuição de gás para 2025 a 2029
19 de Jul., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Parecer do GEOTA: Licenciamento de Projetos de Energias Renováveis
Energia e Mobilidade
Parecer do GEOTA: Licenciamento de Projetos de Energias Renováveis
12 de Jul., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Abertura da Reserva Natural das Ilhas Selvagens à pesca do atum
Litoral e Mar
Abertura da Reserva Natural das Ilhas Selvagens à pesca do atum
11 de Jul., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
SUBSCREVA A
NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de
tudo sobre geota