Ambiente e Território
GEOTA chumba Projeto de Ampliação da Mina do Barroso e deixa 5 alertas
Data
16
Julho
2021
Autor
Autor:
GEOTA
GEOTA

No âmbito do Projeto de Ampliação da Mina do Barroso, o GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento de Território e Ambiente, considera que a Avaliação de Impacto Ambiental e Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresenta uma perspetiva enviesada e que as medidas de minimização são apenas pensos-rápidos que não evitarão danos irreversíveis e desastrosos no futuro, deixando cinco alertas:

  1. O projeto e o seu Estudo de Impacto Ambiental não podem, nem devem, ser aprovados antes da publicação da Avaliação Ambiental Estratégica, que permitirá uma visão mais abrangente e holística na temática da exploração de lítio em Portugal. Não faz sentido discutir a Avaliação de Impacto Ambiental da Ampliação da Mina do Barroso neste momento, deixando-a de fora da visão  estratégica nacional, e o projeto deveria estar suspenso e a aguardar as conclusões do procedimento de Avaliação Ambiental Estratégica.

  2. Impacto ambiental - o Estudo de Impacto Ambiental tenta desvalorizar os impactos negativos, certos, permanentes e de magnitude elevada, provocados pela ampliação da mina do Barroso. Estes impactos, por vezes irreversíveis e não passíveis de mitigação, vão se fazer sentir no clima, na geologia, nos recursos hídricos e consequente qualidade da água, na qualidade do ar, no ambiente sonoro, nos sistemas ecológicos, na paisagem, no território e em riscos ambientais.

  3. Impacto social - existe uma oposição forte das comunidades e da população local, em especial das povoações na envolvente próxima do projeto, incluindo várias que se encontram a menos de 1km de distância. Ao ser expandida a mina, será diminuída a sua qualidade de vida e promovido o abandono do interior. 

  4. Impacto económico - as caraterísticas do projeto não parecem adaptadas ao desenvolvimento local a médio e longo prazo, uma vez que o modelo de negócio da exploração mineira, em que os minérios serão exportados numa fase muito inicial da cadeia de valor, não parece interessante, na perspetiva do desenvolvimento local e regional. A duração do projeto mineiro é curta, tendo em conta os seus impactos negativos a longo prazo.

  5. O local proposto é património da UNESCO e próximo de locais ecológicos sensíveis.

“O lítio tem uma importância estratégica na transição energética para mitigar os piores efeitos das alterações climáticas e a sua procura vai crescer nas próximas décadas, dada a sua importância para o armazenamento de energia em baterias, nomeadamente para a mobilidade elétrica. Portugal tem reservas significativas de lítio ao nível da União Europeia, ainda que, tal não garanta a sua competitividade no mercado internacional. A extração de lítio em Portugal dificilmente será competitiva num mercado globalizado, onde existem produtores consolidados com reservas muito superiores e custos de produção mais baixos”, comenta Patrícia Tavares, Vice-Presidente do GEOTA.

“Começam também a surgir projetos de exploração de lítio noutros países europeus, recorrendo a tecnologias inovadoras, que podem ser mais interessantes económica e ambientalmente, e que colocam em questão a aposta desenfreada na extração em minas a céu aberto em Portugal. Os fins não justificam os meios; uma transição energética verdadeiramente sustentável e justa não pode ser baseada na destruição de comunidades e ecossistemas valiosos e insubstituíveis.” remata Miguel Macias Sequeira, Engenheiro do Ambiente. 

Desta forma, o GEOTA considera fundamental que exista uma maior sensibilidade na análise do tema, defendendo a necessidade de realização de um estudo e reflexão aprofundados, de forma a evitar consequências irreversíveis para o ambiente no futuro.

Partilhe este artigo
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppTelegramGoogle
Ambiente e Território
Evento
16
Julho
2021
Evento
Autor:
GEOTA
Em Destaque
GEOTA - Posição do GEOTA sobre o Plano Ferroviário Nacional
Ambiente e Território
Ambiente e Território
Posição do GEOTA sobre o Plano Ferroviário Nacional
18 de Mar., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - GEOTA finalista ao Prémio Internacional DAM REMOVAL 2023
Ambiente e Território
GEOTA finalista ao Prémio Internacional DAM REMOVAL 2023
13 de Mar., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Assembleia Geral -  Convocatória
Para Sócios
Assembleia Geral - Convocatória
26 de Fev., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
SUBSCREVA A
NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de
tudo sobre geota