Litoral e Mar
Campanha Coastwatch 2023/24 "Dos Rios aos Oceanos"
Data
28
Junho
2024
Autor
Autor:
GEOTA

5354 participantes, 4500 alunos de escolas, 111 km de praias e costa monitorizada, e 500kg de lixo marinho recolhido 

Decorreu no passado dia 22 de junho, no auditório da Câmara Municipal do Seixal, a apresentação de resultados da Campanha Coastwatch Portugal, um projeto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade, e de sensibilização e promoção para a proteção da costa e das praias. É coordenado em Portugal, pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente há 34 anos. 

Com campanhas anuais de monitorização das zonas costeiras e recolha de lixo marinho, todos os anos são produzidas importantes informações ambientais que permitem conhecer melhor a situação ambiental do litoral português e sensibilizar  escolas, instituições e público em geral para a proteção dos ecossistemas costeiros e para os problemas resultantes dos impactos da atividade humana. De destacar a grande participação de escolas, mas também cidadãos, empresas, ONGS, Municípios e Clubes.

A sessão na Câmara Municipal do Seixal contou com as boas vindas do Presidente do GEOTA, Rogério Ivan, de Ana Maria Figueira em representação do  Município, e do Diretor da Escola Secundária Dr José Afonso, André Claro.
O painel contou com a participação de Lurdes Soares, da Agência Portuguesa do Ambiente, "ENEA: Implementação e Perspectivas da Estratégia Nacional de Educação". As professoras Isabel Lourenço, Isabel Moura e Luísa Gracioso, da  Escola Secundária Dr. José Afonso, apresentaram o tema "EcoCidadania e Educação ambiental na Escola - Oportunidades de trabalho colaborativo".

A sessão contou ainda com Carla Pacheco, do GEOTA, abordando as ações desenvolvidas e apresentando os resultados da 34ª Campanha Coastwatch 2023-2024. 

O programa do evento contou com uma visita didática de barco pelos sapais na baía do Seixal, com a participação de Nuno Ventinhas do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que permitiu a identificação de diversas aves marinhas como flamingos, patos, entre outros, tal como  algumas espécies de peixes.   O programa contou ainda com uma visita ao Moinho de Maré de Corroios, guiada por  Adelina Domingues, técnica do Ecomuseu Municipal do Seixal, que explicou a  importância deste equipamento na história da região.

A campanha de 2023/2024 teve 5354 participantes, 4500 crianças e jovens, tendo sido monitorizados 111 km de costa portuguesa, onde se conseguiu recolher e registar mais de 500 kg de lixo marinho. Foram contabilizados centenas de filtros de cigarro, tampas de garrafas, sacos de plástico, cotonetes e garrafas de plástico tal como inúmeros equipamentos de pesca e aquicultura (armadilhas, cordas, fios, resíduos de esferovite), e milhares de  microplásticos.

Muitos dos materiais recolhidos  são contaminantes muito comuns no meio marinho e costeiro. Introduzem poluentes na cadeia alimentar como microplásticos e compostos perigosos e bioacumuláveis e podem  ainda  enredar animais marinhos e aves nos restos dos aparelhos de pesca ou serem confundidos como alimento nalguns casos, contribuindo assim para dois dos principais problemas dos oceanos: a poluição e a perda de biodiversidade. 

A próxima ação do Seminário Coastwatch terá lugar no dia 29 de junho, na Mata dos Medos com a atividade "Metáfora".

 

Para mais informações contactar:  

geota@geota.pt

Partilhe este artigo
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppTelegramGoogle
Litoral e Mar
Evento
28
Junho
2024
Evento
Autor:
GEOTA
Em Destaque
GEOTA - Parecer do GEOTA: Investimento em redes de distribuição de gás para 2025 a 2029
Energia e Mobilidade
Energia e Mobilidade
Parecer do GEOTA: Investimento em redes de distribuição de gás para 2025 a 2029
19 de Jul., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Parecer do GEOTA: Licenciamento de Projetos de Energias Renováveis
Energia e Mobilidade
Parecer do GEOTA: Licenciamento de Projetos de Energias Renováveis
12 de Jul., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Abertura da Reserva Natural das Ilhas Selvagens à pesca do atum
Litoral e Mar
Abertura da Reserva Natural das Ilhas Selvagens à pesca do atum
11 de Jul., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
SUBSCREVA A
NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de
tudo sobre geota