2024
5354 participantes, 4500 alunos de escolas, 111 km de praias e costa monitorizada, e 500kg de lixo marinho recolhido
Decorreu no passado dia 22 de junho, no auditório da Câmara Municipal do Seixal, a apresentação de resultados da Campanha Coastwatch Portugal, um projeto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade, e de sensibilização e promoção para a proteção da costa e das praias. É coordenado em Portugal, pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente há 34 anos.
Com campanhas anuais de monitorização das zonas costeiras e recolha de lixo marinho, todos os anos são produzidas importantes informações ambientais que permitem conhecer melhor a situação ambiental do litoral português e sensibilizar escolas, instituições e público em geral para a proteção dos ecossistemas costeiros e para os problemas resultantes dos impactos da atividade humana. De destacar a grande participação de escolas, mas também cidadãos, empresas, ONGS, Municípios e Clubes.
A sessão na Câmara Municipal do Seixal contou com as boas vindas do Presidente do GEOTA, Rogério Ivan, de Ana Maria Figueira em representação do Município, e do Diretor da Escola Secundária Dr José Afonso, André Claro.
O painel contou com a participação de Lurdes Soares, da Agência Portuguesa do Ambiente, "ENEA: Implementação e Perspectivas da Estratégia Nacional de Educação". As professoras Isabel Lourenço, Isabel Moura e Luísa Gracioso, da Escola Secundária Dr. José Afonso, apresentaram o tema "EcoCidadania e Educação ambiental na Escola - Oportunidades de trabalho colaborativo".
A sessão contou ainda com Carla Pacheco, do GEOTA, abordando as ações desenvolvidas e apresentando os resultados da 34ª Campanha Coastwatch 2023-2024.
O programa do evento contou com uma visita didática de barco pelos sapais na baía do Seixal, com a participação de Nuno Ventinhas do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que permitiu a identificação de diversas aves marinhas como flamingos, patos, entre outros, tal como algumas espécies de peixes. O programa contou ainda com uma visita ao Moinho de Maré de Corroios, guiada por Adelina Domingues, técnica do Ecomuseu Municipal do Seixal, que explicou a importância deste equipamento na história da região.
A campanha de 2023/2024 teve 5354 participantes, 4500 crianças e jovens, tendo sido monitorizados 111 km de costa portuguesa, onde se conseguiu recolher e registar mais de 500 kg de lixo marinho. Foram contabilizados centenas de filtros de cigarro, tampas de garrafas, sacos de plástico, cotonetes e garrafas de plástico tal como inúmeros equipamentos de pesca e aquicultura (armadilhas, cordas, fios, resíduos de esferovite), e milhares de microplásticos.
Muitos dos materiais recolhidos são contaminantes muito comuns no meio marinho e costeiro. Introduzem poluentes na cadeia alimentar como microplásticos e compostos perigosos e bioacumuláveis e podem ainda enredar animais marinhos e aves nos restos dos aparelhos de pesca ou serem confundidos como alimento nalguns casos, contribuindo assim para dois dos principais problemas dos oceanos: a poluição e a perda de biodiversidade.
A próxima ação do Seminário Coastwatch terá lugar no dia 29 de junho, na Mata dos Medos com a atividade "Metáfora".
Para mais informações contactar:
geota@geota.pt
2024