2024
O sistema alimentar é essencial no combate às alterações climáticas e para isso é necessário que se reduza o consumo de carne e se aumente o consumo de legumes e leguminosas.
O GEOTA e outras associações apoiam uma campanha de incentivo à produção e consumo de produtos vegetais, nomeadamente de leguminosas, através de apoios financeiros e fiscais à produção local de vegetais e a promoção de circuito curto de abastecimento, para que se produzam em Portugal os vegetais que aqui vão ser consumidos e o mais perto possível do local de consumo, evitando mais queima de combustíveis fósseis.
A indústria pecuária é responsável por 60% das emissões associadas ao sistema alimentar (sistema alimentar responsável por 30% das emissões globais). Sendo a agricultura a principal fonte de amónia e metano na Europa e o metano um poderoso gás de efeito de estufa responsável pelo aumento de 0,5 °C na temperatura média global desde a era pré-industrial (CO2 - 0,8 ºC).
Por isso, é urgente uma alteração do sistema alimentar em Portugal para não depender tanto do consumo de carne, por razões ambientais e de saúde pública e essa alteração é possível.
Subscreve a Carta Conjunta Pela Sustentabilidade do Sistema Alimentar e Promoção à Proteína Vegetal aqui.
2024