Mobilidade e Transportes
Avaliação ambiental estratégica sobre novo aeroporto de Lisboa: será desta?
Data
06
Novembro
2020
Autor
Autor:
GEOTA

O Ministro das Infraestruturas e Habitação referiu recentemente que poderá vir a ser feita uma avaliação ambiental estratégica (AAE) a propósito do novo aeroporto de Lisboa.

São boas notícias! E, finalmente, o reconhecimento pelo Governo de algo que o GEOTA e muitas outras entidades defendem há vários anos.

A AAE é a ferramenta adequada para dar resposta a um conjunto de questões prévias a qualquer decisão. É essencial uma adequada justificação do projeto, análise de estratégias e alternativas: não apenas alternativas de localização do aeroporto, mas também alternativas de transporte (designadamente a ferrovia) e alternativas sem deslocação (como o tele-trabalho). Quanto ao turismo em Lisboa, há que discutir seriamente que vivência e turismo e queremos na cidade.

Mas para além de ser a ferramenta adequada, a AAE é uma obrigação legal ao abrigo do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial.

Como alternativa imediata ao Montijo, o GEOTA defende estudar a utilização do atual aeroporto de Beja, com boas condições operacionais, em conjugação com uma ligação ferroviária rápida a Lisboa. Trata-se de uma solução Portela+1, certamente mais económica, e permitindo investimento no interior Alentejano, contribuindo para a coesão territorial.

Partilhe este artigo
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppTelegramGoogle
Mobilidade e Transportes
Evento
06
Novembro
2020
Evento
Autor:
GEOTA
Em Destaque
GEOTA - Associações Ambientalistas apresentam 10 Testes Verdes para Presidência Portuguesa da UE
Ambiente
Ambiente
Associações Ambientalistas apresentam 10 Testes Verdes para Presidência Portuguesa da UE
29 de Dez., 2020
Ver mais
GEOTA - Ribeiro Telles – Uma Inspiração na Defesa do Ambiente e do Ordenamento do Território
Ambiente
Ribeiro Telles – Uma Inspiração na Defesa do Ambiente e do Ordenamento do Território
11 de Nov., 2020
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Parlamento Europeu e Ministros da Agricultura viram as costas à natureza com reviravolta na reforma da Política Agrícola Comum
Ambiente
Parlamento Europeu e Ministros da Agricultura viram as costas à natureza com reviravolta na reforma da Política Agrícola Comum
22 de Out., 2020
Autor: Coligação C6
Ver mais
SUBSCREVA A
NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de
tudo sobre geota