2025

Orador/formador: Carla Pacheco
Nota curricular: O gosto pela ciência, ambiente, comunicação e educação conduziu à Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia na Universidade do Algarve e posteriormente ao mestrado em Ciências da Terra e da Vida, com a elaboração de tese sobre a ecologia de um lacertídeo endémico da Ilha da Madeira.
Lecionou ensino básico e ensino secundário, em várias escolas de Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira. Desenvolveu um intenso trabalho de voluntariado com tartarugas marinhas das espécies Chelonia mydas, Lepidochelys kempii no México, Caretta caretta em Cabo Verde e Natator depressus na Austrália.
Exerceu funções como comunicadora de ciência e dinamizadora de atividades hands-on, em regime de mobilidade, para toda a comunidade escolar e público em geral, no Centro Ciência Viva de Estremoz durante 5 anos. Atualmente, encontra-se em mobilidade pela Agência Portuguesa de Ambiente na Organização não governamental de ambiente (ONGA) GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, para o desenvolvimento de programas e projetos de educação ambiental para a sustentabilidade e ciência cidadã (ex: Projeto Coastwatch, Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada Professor João Evangelista e "Os Insetos são nossos Amigos") junto de toda a comunidade educativa e público em geral.
Objetivos: No final desta sessão os participantes deverão adquirir conceitos e conhecimentos básicos e conseguir elaborar sobre eles em relação aos seguintes temas:
Aumentar a literacia sobre as zonas costeiras;
Despertar a consciência ecológica e ambiental das crianças, jovens e público em geral;
Promover valores e mudanças de atitudes/comportamentos face ao ambiente;
Sensibilizar para a proteção e conservação dos ecossistemas costeiros.
Privilegiar as zonas costeiras como um laboratório ao ar livre, em contato com a Natureza, em que é possível aprender in loco;
Após a apresentação por parte da oradora, haverá uma parte dedicada a perguntas e respostas com os participantes. Visando proporcionar oportunidades iguais a todos os participantes, apenas serão permitidas perguntas diretas e relacionadas com a temática, com a duração máxima de 1 minuto e apenas uma por participante. As perguntas mais elaboradas deverão ser enviadas por escrito para o endereço de correio eletrónico geota@geota.pt.
Público-alvo: Público em geral, dirigentes e técnicos e associados de ONG, educadores e professores, técnicos de autarquias locais, estudantes.
Informações e organização: GEOTA
Estas ações têm a parceria da CIDAMB - Associação Nacional para a Cidadania Ambiental, no âmbito do projeto "Capacita-Ação – Capacitar OSC para o acesso à justiça ambiental e a defesa de direitos fundamentais" apoiado pelo programa Catalyst of Change - Supporting a Vibrant Civil Society in Europe do Netherlands Helsinki Commitee e do European Center for Not-for-Profit Law.
Acreditação: Esta ação fará parte de um ciclo de 4 ações acreditadas como Ação de Formação de Curta Duração (4 horas) pelo CFAE OESTE para todos os docentes de todos os grupos disciplinares.
2025
2025
2025
2025
2025
2025
2025

