“A História sensorial da Água”, feita apenas com sons
void
Esta iniciativa, que consiste na exibição da peça “A História sensorial da Água”, vai estar patente em Loures, Amadora, Odivelas e Vila Franca de Xira, com o objectivo de sensibilizar a população para a importância da água.

data
: 14-04-2012

“A História sensorial da Água”, feita apenas com sons


 
SIMTEJO sensibiliza com Hidrobox

A SIMTEJO, empresa concessionária do Saneamento Integrado dos Municípios do Tejo e Trancão, realiza a iniciativa Hidrobox. Esta iniciativa, que consiste na exibição da peça “A História sensorial da Água”, decorre até 29 de Março em Mafra e vai estar patente em Loures, Amadora, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira, com o objectivo de sensibilizar a população para a importância da água.

Exibida na Hidrobox, a peça conceptual “A História sensorial da Água” utiliza apenas sons, sem recurso a imagens ou palavras. Esta peça, percepcionada unicamente através da audição, possibilita que cada indivíduo construa a sua história em volta da água, mediante os sons que vão ouvindo e da sua imaginação.

Ao ouvir “A História sensorial da Água”, os visitantes percepcionam a história da água ao longo dos tempos, desde os primórdios da Humanidade até aos dias de hoje, antevendo problemas de escassez da água e são conduzidos à reflexão da poupança da água.

Esta iniciativa vai ainda permitir que as escolas conheçam o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e o seu papel na preservação dos recursos hídricos, através do visionamento de um filme.

Segundo a SIMTEJO “É fundamental que se tome consciência do impacto da água na nossa vida, desde os tempos mais antigos até à civilização moderna em que o consumo da água é feito com menos preocupações de preservação. Ao acompanharem os sons da água e recriarem mentalmente vários cenários, os Munícipes reflectem sobre a importância deste recurso e sobre a sua eventual escassez.”

Para acompanhar a execução da Hidrobox, a SIMTEJO conta com o apoio técnico do GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

Hidrobox:



Amadora - CC Dolce Vita Tejo 16 a 20 de Abril 2012


Odivelas - 2 de Junho 2012


Vila Franca de Xira - 5 de Junho, ETAR de VFX


Idanha a Nova - 5 a 9 de Agosto de 2012, Barragem Marechal Carmona (com o apoio do CNE e integrado no ACANAC 2012)


Vila Franca de Xira - 27 Setembro a 3 Outubro 2012, Jardim Constantino Palha


 



Sobre a SIMTEJO:
A SIMTEJO, empresa concessionária do Saneamento Integrado dos Municípios do Tejo e Trancão, presta o serviço de recolha, tratamento e rejeição de águas residuais dos municípios de Amadora, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira. A SIMTEJO tem como principal objectivo a despoluição dos recursos hídricos das bacias hidrográficas na sua área de influência, de forma a melhorar as condições ambientais e a qualidade de vida da população local.


Para mais informações contacte:
SIMTEJO - Gabinete de Comunicação e Imagem
Website: www.simtejo.pt