void void
 Homepage
void
void
void
void
 

O GEOTA

Centro Ecológico Educativo do Paul Tornada

Comunicados

Grupos temáticos

Projectos

Associados

PROTOCOLOS

Histórico

Voluntariado
ipdj
   HomePage  Comunicados
CI Aeroporto do Montijo: não existem condições para uma decisão fundamentada
void
Não há uma palavra da APA sobre muitas das questões fundamentais levantadas pelo GEOTA no seu parecer da Consulta Pública, ficando várias perguntas por responder - o que deveria acontecer no âmbito de uma adequada avaliação ambiental estratégica.
data: 31-10-2019
Ambientalistas pedem ao Governo mais empenho e mais investimento na Conservação da Natureza e Ordenamento do Território

Cinco ONG de Ambiente - ANP/WWF, FAPAS, GEOTA, LPN e SPEA - pedem mais investimento na Conservação da Natureza. Um país como Portugal, rico em biodiversidade, em que a natureza é um fator diferenciador para a economia local e para a imagem do território, não pode deixar de investir na proteção da Natureza. O próximo Governo tem de colocar a proteção das espécies e habitats à frente dos interesses económicos imediatos, das empresas petrolíferas e mineiras, das decisões fáceis, do turismo de massas e da agricultura intensiva.
data: 19-09-2019
CI ONGA Chumbam EIA do Aeroporto do Montijo
void
As Organizações Não Governamentais de Ambiente GEOTA, LPN, FAPAS, SPEA e A Rocha, dão parecer negativo ao projeto do aeroporto do Montijo e respetivo EIA (Estudo de Impacte Ambiental).

Consideram-no em desconformidade com diretivas europeias, legislação nacional e compromissos assumidos pelo Estado Português perante tratados internacionais, no que respeita à conservação do património natural e ao desenvolvimento sustentável.
data: 19-09-2019
CP Aeroporto do Montijo e respetivas acessibilidades
Com tantas questões estratégicas por responder, o GEOTA não pode apoiar o processo ou a decisão em consulta, considerando que não existem condições para uma decisão devidamente fundamentada.
data: 19-09-2019
Parecer sobre o PNEC2030
void
No Mundial do Ambiente estivemos a trabalhar para a proteção do clima!
O GEOTA considera que o PNEC tem objetivos louváveis, embora a sua concretização careça de medidas operacionais eficazes, sendo que as medidas propostas deveriam ser mais ambiciosas de modo a garantir o seu alcance efetivo
data: 06-06-2019
EUROPEIAS 2019: CIDADANIA EUROPEIA – FICÇÃO OU REALIDADE?
void
Esta iniciativa, com o título “Eleições Europeias 2019 – Cidadania Europeia, ficção ou realidade?”, foi conceptualizada na forma de debate por ronda a todos os presentes Este evento tem vários objetivos:

1 – contribuir para esclarecer o público sobre o posicionamento dos candidatos e dos partidos relativamente ao que consideram que devem ser as prioridades das políticas europeias em matéria de ambiente, de cidadania e de desenvolvimento;

2 – promover o debate público e elevar os temas do ambiente, da cidadania e do desenvolvimento nas políticas públicas de facto e não apenas de jure.Estamos a convidar para moderar este debate representantes de órgãos de comunicação social por tipo: escrita, falada e imagem.



data: 23-04-2019
A primeira petição do mundo que ninguém quer assinar #frinão
void
Consigo, vamos impedir a construção da Barragem de Fridão, pelo perigo que representa para a população de Amarante, pelos custos que acrescerá à fatura da eletricidade e pelos impactes sociais, ambientais e económicos.
data: 14-03-2019
CI-Prioridades da C6 em 2019
Prioridades da C6 em 2019 recaem sobre a reforma da PAC e sobre a Gestão e Financiamento da Conservação da Natureza
data: 02-04-2019
20 medidas para tornar os oceanos da UE saudáveis em 2020
void
Carta das Organizações Europeias ligadas ao mar à Ministra do Mar e ao Ministro do Ambiente
Apelo a compromisso com o objetivo da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha no próximo Conselho Europeu de Ministros do Ambiente, no dia 20 de dezembro de 2018, e que em particular se comprometa com as "20 medidas para mares limpos e saudáveis até 2020" que a comunidade de ONG europeias propõe no anexo.
data: 14-12-2018
À espera da extinção da rola, que já foi comum!
void
A rola-brava é uma espécie icónica da fauna portuguesa e a informação científica mais recente sobre esta espécie revela um decréscimo populacional em Portugal, desde 1994, na ordem dos 80%. A situação é de tal forma grave, que a Comissão Europeia considera actualmente a caça à rola-brava uma violação da Directiva Aves. É urgente que o Ministério da Agricultura suspenda a caça a esta espécie e implemente medidas adequadas de gestão dos habitats agrícolas dos quais depende.
data: 13-12-2019
SUSTENTURIS
void
Apresentação de um projeto de turismo sustentável apoiado pelo Fundo Ambiental
data: 20-11-2017
Ser sustentável é fácil!
Só depende das escolhas de cada um
data: 30-11-2015
Campanha de Novos Associados
void
A inscrição ou o pagamento de quotas poderá ser feito através da aquisição de quaisquer 2 publicações do GEOTA disponíveis à venda, pelo valor de 25,00€ (portes incluídos).
data: 31-12-2015
Coligação C6
void
No dia 26 de março de 2015 O Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens (FAPAS), o Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), a QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza (QUERCUS), a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Representação em Portugal do WWF, Worldwide Fund For Nature (WWF Mediterrâneo - Portugal), decidiram criar uma COLIGAÇÃO, doravante chamada de C6
data: 25-03-2015
Comunicado de Imprensa - Sacos de Plástico leves
Tributação dos Sacos de Plástico leves
Medida fundamental para alterar comportamentos e preservar o ambiente

Comunicado de Imprensa
data: 16-02-2015
GEOTA reúne com a Comissão de Orçamento da AR sobre a Fiscalidade Verde
Nota de Imprensa - No dia 3 de Dezembro de 2014 o GEOTA enviou representantes para uma audição na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças (COFAP) sobre o projeto de diploma conhecido como Reforma da Fiscalidade Verde (RFV).
data: 03-12-2014
Comunicados
Aceda aos comunicados e posições mais recentes do GEOTA.
data: 07-10-2014
Posição - Projecto de Reforma da Fiscalidade Verde
void
O GEOTA analisou este Projecto e, embora reconheça que o seu sentido é claramente positivo, tal como a maioria das medidas propostas, lamenta que muitos dos subsídios perversos ao setor energético não sejam tocados, parecendo haver pouca vontade de enfrentar os interesses instalados.

Conheça em profundidade a análise técnica dos especialistas do GEOTA e as 17 medidas que consideramos fundamentais para uma reforma fiscal eficaz e com impacto positivo no ambiente, na economia e na vida dos cidadãos.
data: 07-10-2014
Tertúlia: Conversas Com Saber - 1ª edição
void
Local: Auditório do CNE, r. D.Luís I, 34, Lisboa
Data: 13 de Setembro de 2014
Organização: GEOTA

O meio marinho no contexto da Directiva-Quadro da Estratégia Marinha
data: 02-09-2014
Posição do GEOTA no Dia Mundial do Turismo
Quisemos marcar o Dia Mundial do Turismo, 27 de Setembro, que coincide este ano com o último dia de campanha eleitoral autárquica, para sensibilizar os futuros autarcas para o especial cuidado que deve ser tomado relativamente à qualidade e sustentabilidade dos destinos turísticos em Portugal.
data: 27-09-2013
GEOTA reúne hoje com novo MAOTE - Nota de imprensa
Representantes do GEOTA reunirão hoje, dia 2 de Setembro de 2013, com o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, na Rua de “O Século”, nº51, pelas 15h.
data: 02-09-2013
COMUNICADO DE IMPRENSA-Florestas
É NECESSÁRIO TRAVAR A DESREGULAMENTAÇÃO RADICAL DAS PLANTAÇÕES INTENSIVAS NA FLORESTA!

ORGANIZAÇÕES LANÇAM APELO PÚBLICO AOS DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PELA SUSPENSÃO DO DIPLOMA DE ACÇÕES DE ARBORIZAÇÃO E REARBORIZAÇÃO
data: 24-07-2013
Terminal de contentores da Trafaria
Preocupações para início de discussão
data: 09-04-2013
Nota de imprensa: Dia Mundial da Água
Uso eficiente da água ou ameaça aos ecossistemas, património e economia?
data: 21-03-2013
Onze anos do Douro Património Mundial: como o Estado não vai cumprir os compromissos com a UNESCO


Comemora-se em 2012 onze anos que o Alto Douro Vinhateiro foi inscrito pela UNESCO na lista de sítios Património da Humanidade. Infelizmente, este aniversário é marcado pela farsa da suposta compatibilidade da barragem de Foz Tua com a classificação do Património Mundial.
data: 13-12-2012
CARTA ABERTA à Agência Regional de Desenvolvimento do Vale do Tua
A Agência Regional de Desenvolvimento do Vale do Tua convidou o GEOTA e outras organizações a participar num workshop sobre a criação de um “Parque Natural Regional do Vale do Tua” no dia 20 Novembro 2012.
data: 19-11-2012
Dia Mundial da Alimentação - Comunicado de Imprensa
void
Maus hábitos alimentares dos Portugueses prejudicam a saúde e o ambiente
data: 16-10-2012
Comunicado de Imprensa Dia Nacional da Água
Novas barragens ameaçam o património mundial e a economia nacional
data: 01-10-2012
Dia Mundial do Turismo - 27 Set 2012
Posição do GEOTA no Dia Mundial do Turismo:
O turismo sustentável não é uma questão de opção, é uma questão de sobrevivência
data: 25-09-2012
DIA SEM CARROS
void
21 medidas para melhorar os transportes, a mobilidade e a economia para o século XXI
Taxar garagens e IVA máximo nas pontes
data: 20-09-2012
Recommendations of outputs in Rio+20 concerning ocean governance and climate
Join letter: The Non-Governmental Organizations above endorse this letter, which justifies why the Ocean is so important for the survival of the human species. The second section provides tangible recommendations for parties of the UN and the UN system to consider as outputs of Rio+20. Background: Oceans are the Centerpiece of the Survival of the Human Species
data: 13-06-2012
22 de Maio - Dia Internacional da Biodiversidade
void
Nota de Imprensa - GEOTA e Associação PATO
data: 22-05-2012
Comunicado: UNESCO e Barragem de Foz Tua
GEOTA, LPN, CEAI, FAPAS
data: 15-05-2012
“A História sensorial da Água”, feita apenas com sons
void
Esta iniciativa, que consiste na exibição da peça “A História sensorial da Água”, vai estar patente em Loures, Amadora, Odivelas e Vila Franca de Xira, com o objectivo de sensibilizar a população para a importância da água.
data: 26-06-2013
Dia da Dependência de Pescado
void
A partir de sexta-feira - dia 30 de Março - Portugal passa a ser obrigado a recorrer ao pescado de águas fora da zona da UE.
data: 30-03-2012
Reduzir o custo com chamadas de Telemóvel? Pergunte-nos como
Exclusivo para os associados do GEOTA, amigos e familiares:
data: 29-03-2012
Reduzir o custo com chamadas de Telemóvel? Pergunte-nos como
Exclusivo para os associados do GEOTA, amigos e familiares:
data: 29-03-2012
GEOTA´s Facebook
Colabore com o GEOTA e faça "Gosto"
data: 23-12-2012
Para esconder os custos da energia, Governo português pondera usar ilegalmente verbas do CELE - Comunicado
Num quadro de crescimento inevitável dos preços de energia, o GEOTA defende a aplicação das verbas do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE) na promoção da eficiência energética e das energias renováveis, de acordo com o princípio da máxima eficácia/custo.
data: 19-12-2011
Nota de imprensa GEOTA reúne com Ministério da Economia
Representantes do GEOTA reuniram, no passado dia 5 de Agosto, no Ministério da Economia e do Emprego, com o Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Os trabalhos centraram-se nas opções em matéria de mobilidade e energia em tempo de crise.
data: 08-08-2011
Relatório de Estado do Ambiente
Solicita-se a todos os associados e amigos do GEOTA que colaborem neste inquérito.
Os Relatórios de Estado do Ambiente são uma importante ferramenta da Política de Ambiente no nosso país.
data: 21-04-2011
Sustenturis
UnderWater Watch
     
desenvolvido com
Senso Comum lda
O GEOTA é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em actividade desde 1981