void void
 Homepage
void
void
void
void
 

O GEOTA

Centro Ecológico Educativo do Paul Tornada

Comunicados

Grupos temáticos

Projectos

Associados

PROTOCOLOS

Histórico

Voluntariado
ipdj
   HomePage  Projectos Sustenturis
Sustenturis - O Projeto
void
O projeto foca-se na sustentabilidade e no turismo, ou seja, pretende promover o turismo sustentável do litoral.
Ainda que o turismo sustentável dependa de múltiplos intervenientes publicos, também depende inequivocamente das empresas.

data
: 30-11-2017

SUSTENTURIS

 

O projeto:

  • Como o nome indica este projeto foca-se na sustentabilidade e no turismo, ou seja, pretende promover o turismo sustentável do litoral.
  • Ainda que o turismo sustentável dependa de múltiplos intervenientes, por exemplo, as entidades responsáveis pela gestão dos recursos públicos, como por exemplo o ICNF que faz a gestão dos parques naturais, também depende inequivocamente das empresas.
  • De facto, se as empresas forem mais sustentáveis, o turismo será mais sustentável e uma das coisas que se defende, e se operacionaliza com este projeto, é que é possível as empresas serem sustentáveis e competitivas.
  • Centra-se no nível das organizações: é muito diferente mudar o comportamento individual do comportamento das empresas. No caso concreto deste nosso projeto, achamos que é fundamental agir sobre a mudança das empresas pois constatamos que há uma franja de empresas turísticas que é extremamente sustentável, mas há outra que não o é e que precisa de ser alterada.
  • Todas as empresas têm impacto no turismo sustentável, mas há empresas que pela sua dimensão têm mais impacto que outras.
  • É inequívoca a importância do turismo no desenvolvimento do país, bem como as expectativas que recaem sobre este setor para o desenvolvimento futuro.
  • As empresas turísticas ainda que tenham um papel fundamental no desenvolvimento sustentável estão ainda aquém daquilo que podem fazer.
  • Se olharmos para o tecido empresarial vemos que há muitas empresas que têm vindo a apresentar muita inovação no que respeita à proteção ambiental e encontrarmos modelos de negócio interessantes no que respeita à atuação social, mas há muitas empresas que não nasceram com os valores ambientais na sua filosofia de base que têm imensa dificuldade em mudar.
  • Não é fácil mudar essas empresas porque a mudança está dependente de fatores internos, externos entre as quais as sinergias entre si.


Apresentamos 2 Ferramentas:

  • MARKETPLACE e-SUSTENTURIS (B2B)
    Plataforma eletrónica onde as empresas turísticas encontram fornecedores de produtos e serviços sustentáveis de modo a conceberem produtos turísticos compostos sustentáveis (por exemplo experiências e pacotes turísticos). As empresas e entidades fornecedoras podem também estabelecer parcerias umas com as outras;
  • I-SUSTENTURIS (não é apenas um rótulo, mas uma ferramenta de marketing e educação)
    Conjunto de indicadores de validação da sustentabilidade ambiental e social dos produtos, serviços das empresas e projetos, bem como dos produtos turísticos sustentáveis compostos com base nas parcerias estabelecidas na plataforma

Destinatários:

  • Micro e pequenas empresas e projetos de valorização social e ambiental de entidades públicas, privadas e ONG`S que pretendam vender e/ou divulgar os seus produtos e serviços a outras empresas, entre as quais empresas turísticas (Vendedores/Promotores);
  • Empresas turísticas (alojamento, animação turística, agencias de viagem, operadores turísticos) e outras empresas interessadas em estabelecer parcerias com as empresas da rede através da aquisição e divulgação dos seus produtos e/ou serviço (Compradores/Divulgadores);

 

 ImagemTexto

 Comunicações:

Eventos:

ApoioParceiros

 
Documentos relacionados
- Olga Romão
- Jorge Humberto
- João Farinha
- João Joanaz de Melo
- Graça Joaquim
- Fotos Trafaria
- Fotos ISCTE
- Marlene Marques
- Fernando Brito e Abreu
Artigos relacionados
- SUSTENTURIS
Sustenturis
UnderWater Watch
     
desenvolvido com
Senso Comum lda
O GEOTA é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em actividade desde 1981