void void
 Homepage
void
void
void
void
 

O GEOTA

Centro Ecológico Educativo do Paul Tornada

Comunicados

Grupos temáticos

Projectos

Associados

PROTOCOLOS

Histórico

Voluntariado
ipdj
   HomePage  Comunicados Arquivo de Comunicados
Amb3E e GEOTA estabelecem parceria
A Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos e o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente assinaram hoje um protocolo de cooperação.

data
: 31-03-2009

Lisboa, 31 de Março de 2009

A Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos e o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, assinaram hoje um protocolo de cooperação entre as duas entidades. Entre outras retribuições, o protocolo prevê a colaboração no que diz respeito a acolhimento de estágios profissionais e o desenvolvimento de projectos conjuntos na área da protecção ambiental.

“Este protocolo hoje assinado com o GEOTA representa um passo importante no nosso programa de desenvolvimento de parcerias, na medida em que se trata de umas das mais importantes entidades em Portugal a actuar na área da protecção ambiental. Tendo em conta os objectivos comuns entre a Amb3E e o GEOTA, penso que estamos em condições de desenvolver projectos de grande relevância”, destacou Fernando Lamy da Fontoura, Director Geral da Amb3E.

Para Carlos Nunes Costa, Presidente do GEOTA, “A parceria que agora estabelecemos assenta no princípio de valorizar a participação do cidadão, não só como responsável, mas também como promotor de um estilo de vida mais sustentável. Contribuir para a melhoria do serviço prestado pela AMB3E na recolha selectiva e encaminhamento correcto dos REEE, reduzindo o desperdício de materiais potencialmente valorizáveis é o nosso objectivo”.
O protocolo assinado hoje entre a Amb3E e o GEOTA baseia-se na cooperação para o desenvolvimento do projecto “O Meu Eco-Sistema”, o qual visa a realização de acções de comunicação digital e ambiental suportadas com uma interface WEB, tendo como principal objectivo: Responder à necessidade premente de disponibilizar ao cidadão informação agregada sobre: I - a deposição dos vários fluxos de resíduos; II - o ambiente local; III- modos participativos de democracia ambiental que intermedeiem a comunicação do público com os principais agentes responsáveis pela manutenção da qualidade dos serviços ao nível da gestão de resíduos e da conservação do ambiente local.

Recorde-se que a Amb3E é uma associação que tem como missão proceder à gestão de REEE em Portugal. Para isso, a Amb3E conta, actualmente, com uma rede de mais de 340 locais de recepção de REEE, dos quais 70 são locais com Ponto Electrão. Mais informações sobre as moradas e período de funcionamento dos centros de recepção da Amb3E podem ser encontradas no site www.amb3e.pt ou através da linha verde 800 262 333.





Sobre a Amb3E
A Amb3E é uma associação de direito privado que tem como missão a gestão de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e detém licença para o exercício da actividade enquanto entidade gestora de REEE, concedida em 13 de Março de 2006 pelo Ministério da Economia e da Inovação e pelo Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. A Amb3E tem vindo a desenvolver uma rede de Locais de Recepção distribuídos por todo o Território Nacional, contando actualmente com cerca de 400 Locais nos quais os Resíduos podem ser gratuitamente entregues para posterior tratamento e valorização. Conta actualmente com 60 empresas associadas (57 fundadoras) e mais de 750 aderentes.


Sobre o GEOTA
O GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente - é uma associação de defesa do ambiente de âmbito nacional. Constituiu-se legalmente em 1986, mas a sua existência enquanto grupo de reflexão e educação na área do ambiente remonta a 1981.
É uma associação aberta à participação de todos os interessados e conta actualmente com associados residentes em todo o País, incluindo as regiões autónomas e no estrangeiro. Estatisticamente, verifica-se uma predominância de jovens (perto de 75% dos associados têm menos de 30 anos), muitos com formação universitária.

Para mais informações contactar:
Carolina Enes (Grupo GCI)
Senior Account Executive
Tel. 351 21 359 15 30
E-mail. cenes@grupogci.net

 
Sustenturis
UnderWater Watch
     
desenvolvido com
Senso Comum lda
O GEOTA é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em actividade desde 1981