void void
 Homepage
void
void
void
 

O GEOTA

Centro Ecológico Educativo do Paul Tornada

Comunicados

GEOTÀLUPA

ECOREPÓRTER

Fotos

Textos

Links

Grupos temáticos

Projectos

O Meu Ecoponto

Coastwatch

Reforma Fiscal Ambiental

Passa Palavra

Associados

Ficha de Inscrição

Direitos e Deveres dos associados

Encontros com o GEOTA

Documentação

Estudos e comunicações

Material de Sensibilização

Questionários Coastwatch

Energia e Alterações Climáticas

Gestão Ambiental no Sector Hoteleiro

Roteiro das Energias Renováveis

Turismo e Desenvolvimento Sustentável vol 1, vol. 2

Gestão do Litoral e Cidadania Ambiental

AGENDA
   HomePage  Comunicados Arquivo de Comunicados
‘BELÉM-TRANCÃO’ CADA VEZ MAIS VERDE
GEOTA E CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES EM FORTE PARCERIA
Reconhecimento de possível novo percurso foi um sucesso.

data
: 19-01-2009

‘BELÉM-TRANCÃO’ CADA VEZ MAIS VERDE

GEOTA E CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES EM FORTE PARCERIA

Reconhecimento de possível novo percurso foi um sucesso.


Pelas 10 da manhã do passado Sábado dia 10 de Janeiro, o Parque do Tejo em Loures reuniu representantes do GEOTA, da Câmara Municipal de Loures e do Clube Lousa BTT.

O objectivo era simples; Será possível ir de bicicleta de Lisboa até ao Parque da Cidade em Loures? Poderá o ‘Belém-Trancão’ ser mais rural?

Estava frio. Muito frio. Mas as ‘tropas’ estavam animadas e a aventura começou. Passados 15 minutos e de forma bastante inesperada, a equipa estava rodeada de natureza, com paisagens lindíssimas, oliveiras e até... ovelhas! De repente podíamos estar no meio do campo algures no Alentejo, mas não, estávamos apenas a minutos da capital, de bicicleta e quase sem esforço.

O passeio teve várias paragens estratégicas para definir, entre outras coisas, medidas a ter em conta para tornar este percurso possível, mais bonito e arranjado. “ Há trabalho a fazer. Limpeza de deposições ilegais de resíduos, resolução de algumas situações pontuais que impedem a passagem, realização de pequenas obras de manutenção de caminhos.” Disseram os representantes da Câmara Municipal de Loures.

O fim do passeio foi no Parque da Cidade de Loures, um espaço que reúne todas as condições para receber e entreter as cerca de 1000 pessoas que se esperam para a próxima edição do ‘Belém-Trancão’. Em duas horas foram percorridos cerca de 12 km. Estima-se que a duração deste troço do percurso, sem paragens e em passeio, seja de cerca de 40 minutos.

No final do passeio os representantes da Câmara Municipal de Loures afirmaram que “ Existe um forte compromisso por parte da Câmara Municipal de Loures para com o ambiente e o uso da bicicleta. Este passeio ajudou-nos a perceber onde podemos melhorar para que o uso da bicicleta seja cada vez mais incentivado. Andar de bicicleta representa uma melhoria da qualidade de vida para todos.”

Nos próximos dias o passeio realizado será passado para mapas e o percurso final definido.
Nas próximas semanas serão anunciadas outras novidades, nomeadamente parceiros, datas e o tão esperado novo nome do actual ‘Belém-Trancão’.
 
Mapa do site
Adicione aos favoritos
     
desenvolvido com
Senso Comum lda
O GEOTA é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em actividade desde 1981