COMUNICADO DE IMPRENSA
No próximo dia 23 de Abril pelas 11h30 a Câmara Municipal de Monchique conjuntamente com as organizações não governamentais GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e Acção Ambiental para o Barlavento irão plantar dois Carvalhos-de-Monchique no Parque Urbano da Vila, em Monchique.Esta acção surge no âmbito do Projecto TerraSeixe – Gestão Ambiental Partilhada no Sudoeste de Portugal.

O projecto nasceu de preocupações com o estado de conservação da biodiversidade na Bacia Hidrográfica da Ribeira de Seixe, mais especificamente, com a vulnerabilidade da espécie Carvalho-de-Monchique (Quercus canariensis), espécie endémica desta região.
Esta árvore, em conjunto com a restante flora e fauna endémica da região, confere um valor inestimável às florestas autóctones da bacia; valores formalmente reconhecidos pela integração de grande parte deste território na Rede Natura 2000, Important Bird Area (IBA) e na Rede Nacional de Áreas Protegidas, que no seu total correspondem a 90% da bacia. A plantação inédita desta árvore em espaços verdes tem como objectivo salientar a importância de a proteger nesta região do país.
Neste momento o Projeto TerraSeixe conta com a colaboração de mais oito parceiros: Câmara Municipal de Aljezur, Junta de Freguesia de Odeceixe, Associação Vicentina, ICNF-DCN Algarve, APA-ARH Algarve, Universidade do Algarve, Universidade de Évora e a Universidade de Lisboa.