void void
 Homepage
void
void
void
void
 

O GEOTA

Centro Ecológico Educativo do Paul Tornada

Comunicados

Grupos temáticos

Projectos

Associados

PROTOCOLOS

Histórico

Voluntariado
ipdj
   HomePage  Comunicados
Lembrando Mário Soares
void
Para o nosso associado nº 1000, em prol do ambiente, expressamos o nosso voto de pesar.

data
: 08-01-2017

MarioS_Alvor_CW
Lembrando Mário Soares, nosso associado nº 1000, em prol do ambiente

Mário Soares foi uma figura ímpar da História portuguesa e europeia. Defensor dos direitos civis, combatente contra a ditadura do Estado Novo, defensor da democracia pluralista face às tentações totalitárias do PREC, líder partidário com projecção internacional, várias vezes Primeiro Ministro, um dos principais arquitectos da entrada de Portugal na então Comunidade Económica Europeia, Presidente da República; frequentemente polémico, sempre com convicções fortes e sentido do serviço público.

Mário Soares merece uma menção especial pelo seu papel na promoção das políticas de Ambiente e Sustentabilidade. Como Presidente da República, foi participante activo na Cimeira da Terra no Rio de Janeiro, em 1992, que o levou a encarar de forma diferente o modelo de desenvolvimento. Pouco depois, em 1994, realizou a (única até hoje) Presidência Aberta do Ambiente: durante três semanas, sob patrocínio do Presidente, o Ambiente foi tema de abertura em todos os media, um evento de sensibilização e debate público sobre o tema até hoje sem paralelo. Em muitas outras ocasiões Mário Soares demonstrou ser um convicto amigo do Ambiente, participando em acções de educação ambiental como o CoastWatch, tornando-se o associado 1000 do GEOTA, presidindo à Comissão Mundial Independente para os Oceanos (que preparou o “Relatório Soares”, 1998)  e mais recentemente subscrevendo o Manifesto pelo Tua; aqui como noutros momentos da sua vida, sem medo do politicamente incorrecto.

A um nível mais pessoal, aqueles de nós que tivemos oportunidade de privar com Mário Soares recordamos a figura carismática e bem humorada, o contador de histórias e apreciador de um bom debate.

O GEOTA lembra com saudade a pessoa de Mário Soares. Endereçamos as nossas condolências à família e associamo-nos ao pesar generalizado na sociedade portuguesa.

Marlene Marques
Presidente da Comissão Executiva do GEOTA
João Joanaz de Melo
Presidente da Assembleia Geral do GEOTA
 
     
desenvolvido com
Senso Comum lda
O GEOTA é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em actividade desde 1981