void void
 Homepage
void
void
void
void
 

O GEOTA

Centro Ecológico Educativo do Paul Tornada

Comunicados

Grupos temáticos

Projectos

Associados

PROTOCOLOS

Histórico

Voluntariado
ipdj
   HomePage  Comunicados
“SPIRIT OF OYSTERHAVEN” está a fazer Coastwatch em Portugal
NOTA DE IMPRENSA
“SPIRIT OF OYSTERHAVEN” está a fazer Coastwatch em Portugal
O Veleiro Irlandês “SPIRIT OF OYSTERHAVEN” participa no projeto internacional de monitorização Coastwatch da qualidade da água e do litoral

data
: 12-10-2016

NOTA DE IMPRENSA
“SPIRIT OF OYSTERHAVEN” está a fazer Coastwatch em Portugal
O Veleiro Irlandês “SPIRIT OF OYSTERHAVEN” participa no projeto internacional de monitorização Coastwatch da qualidade da água e do litoral
Lisboa, 12 de outubro de 2016
A 16 de Novembro de 1994 a convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar entrou em vigor, estabelecendo um novo enquadramento legal para o direito do mar. Em Portugal, foi passada para o normativo nacional através da Resolução da A.R. n.º 60-B/97, de 14 de Outubro, que aprova, para ratificação, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e o Acordo Relativo à Aplicação da Parte XI da mesma Convenção.
Os dois Países com a maior relação Terra/mar – Portugal e Irlanda – estão a planear uma colaboração especial para os eventos Coastwatch deste ano (http://coastwatchnacional.wixsite.com/coastwatch-portugal)
O Veleiro “SPIRIT OF OYSTERHAVEN” de formação e educação que tem colaborado em ações de ciência cidadã com o projeto Coastwatch Europe, viajou da Irlanda para Portugal, aportando sucessivamente na Nazaré e em Cascais.
O veleiro segue atualmente, de Lisboa para o Algarve (http://www.spiritofoysterhavensailing.ie) levando a bordo equipamentos e materiais para monitorizar a qualidade das águas do mar da faixa costeira e em profundidade, sendo esperado em Portimão no dia 20 de outubro, ficando aí aportado duas semanas, com pequenas escalas em Sagres e Lagos.
O proprietário do barco Oliver Hart disse: “Esta é uma oportunidade maravilhosa de combinar uma grande aventura vela com alguma trabalho de ciência cidadã prática, ajudando a chamar a atenção para a riqueza dos recursos marinhos em torno de nossa costa e a sua vulnerabilidade ao lixo e poluição. Com biólogos marinhos entre a tripulação aptos a realizar um trabalho científico ao longo da viagem, incluindo a identificação do lixo marinho Coastwatch e a pesquisa ´eyeonwater´ para controlar a transparência da água, resíduos e micro resíduos à medida que progridem ao sul. “
No Litoral, a Campanha Coastwatch 2016-2017 está em pleno andamento na Irlanda e em Portugal. Qualquer pessoa, individualmente ou em grupo, pode participar ( http://coastwatchnacional.wixsite.com/coastwatch-portugal )
No início de novembro o veleiro parte para a ilha da Madeira e para as Ilhas Selvagens onde deverá estar no dia 16 de novembro. Jacques-Yves Cousteau disse uma vez que foi à volta destas ilhas que encontrou as águas mais limpas do mundo.
A monitorização do litoral será realizada através do questionário Coastwatch ( http://media.wix.com/ugd/2ea15d_e39b81ef2e2b430d940028f437b6c434.pdf ). O tema da campanha Coastwatch de 2016-2016 é “Turismo Sustentável no Litoral” em comemoração do Ano Internacional de Turismo Sustentável para o Desenvolvimento (2017).
Comemora-se, ainda, no dia 16 de novembro em Portugal o Dia do Mar e a esse propósito o GEOTA organiza o Congresso Internacional Coastwatch aberto a todos os participantes e coordenadores e uma reunião de coordenação internacional do projeto Coastwatch em Oeiras.
 
     
desenvolvido com
Senso Comum lda
O GEOTA é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em actividade desde 1981