void void
 Homepage
void
void
void
void
 

O GEOTA

Centro Ecológico Educativo do Paul Tornada

Comunicados

Grupos temáticos

Projectos

Associados

PROTOCOLOS

Histórico

Voluntariado
ipdj
   HomePage  Comunicados
Tomás Espírito Santo
Um dos iniciadores das primeiras políticas de Ambiente em Portugal. Uma menção como homenagem.

data
: 22-01-2016

Tomás Espírito Santo - Um dos iniciadores das primeiras políticas de Ambiente em Portugal. Uma menção como homenagem
Tomás Espírito Santo, geógrafo de formação, dedicou uma grande parte da sua vida às questões ambientais de forma determinada e consequente. Com a sua postura de grande rigor técnico, enorme tranquilidade e capacidade de escuta, sobretudo dos mais novos, inspirou e constitui uma referência para quem se cruzou com ele, tanto a nível profissional como pessoal. Faleceu no dia 19 de janeiro 2016, em Lisboa.
Será recordado como um dos pioneiros do ambiente em Portugal, tendo contribuído mesmo antes do 25 de abril para a definição e operacionalização das primeiras políticas públicas de ambiente em Portugal.
Foi convidado, primeiro, pelo Arquiteto Ribeiro Telles a integrar o Ministério do Ambiente e da Qualidade de Vida, e depois pelo ministro, Francisco Sousa Tavares, tendo presidido ao Instituto Superior de Meteorologia e Geofísica e aos Serviços da Comissão Nacional do Ambiente. Em 1983 é nomeado, tendo sido o primeiro Diretor Geral do Ambiente e Qualidade de Vida.
O GEOTA reconhece a sua importância para a construção do edifício legislativo e institucional de ambiente português, bem como o papel relevante no estímulo ao envolvimento e participação das ADA – Associações de Defesa do Ambiente, como partes interessadas, na política de ambiente nacional. Acompanhou tido o processo de elaboração e publicação da lei de Bases do ambiente e da lei das ADA, publicadas ambas em 1987.
Enquanto preside à Comissão Nacional do Ano Europeu do Ambiente que decorreu em 1987, pela primeira vez, as ADA recebem apoios do Estado para desenvolverem as suas atividades de cidadania ambiental, tendo sido envolvidas diretamente nas comemorações deste Ano Europeu, o que contribuiu para divulgar e consolidar o estatuto das Associações de Defesa do Ambiente e a importância da participação dos cidadãos em matéria do ambiente.
 
Sustenturis
UnderWater Watch
     
desenvolvido com
Senso Comum lda
O GEOTA é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em actividade desde 1981