void void
 Homepage
void
void
void
void
 

O GEOTA

Centro Ecológico Educativo do Paul Tornada

Comunicados

Grupos temáticos

Projectos

Associados

PROTOCOLOS

Histórico

Voluntariado
ipdj
   HomePage  Comunicados
Elegia à associada Helena Pereira Dias

A Engª Helena Dias foi uma das primeiras mulheres em Portugal a realizar o curso de Engenheiro Silvicultor no ISA. Com o seu falecimento, no final de janeiro de 2015, com 87 anos, perde-se uma das referências vivas da história recente do ambiente em Portugal.

data
: 10-02-2015

A Engª Helena Dias foi uma das primeiras mulheres em Portugal a realizar o curso de Engenheiro Silvicultor no ISA.
Fez toda a sua carreira nos Serviços Florestais, como até ao fim da vida lhes chamava, através das múltiplas configurações institucionais (DGSFA, DGF, DGRF, AFN).
Trabalhou muitos anos na Divisão de Protecção Florestal, no sector da botânica, tendo sido uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento do herbário. Terminou a sua carreira como chefe da Divisão de Informação e Documentação.
No seu estilo discreto, foi sempre uma defensora das estreitas relações entre a protecção da natureza e a floresta – era uma adepta, antes do tempo, da filosofia que viria a ser consagrada com a criação do ICNF.
A Engª Helena Dias era uma das mais antigas associadas da LPN, e mais tarde do GEOTA. Teve uma influência determinante na sensibilização de muitas pessoas, incluindo Carlos Pimenta e João Joanaz de Melo, para a causa do Ambiente – pode dizer-se que foi uma das “madrinhas” do GEOTA.
Embora já há muitos anos não participasse nas actividades do GEOTA por limitações de saúde, devia ser dos associados com um registo mais constante de quotas pagas e votações por correspondência.
Com o seu falecimento, no final de janeiro de 2015, com 87 anos, perde-se uma das referências vivas da história recente do ambiente em Portugal.
 
     
desenvolvido com
Senso Comum lda
O GEOTA é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em actividade desde 1981