void void
 Homepage
void
void
void
void
 

O GEOTA

Centro Ecológico Educativo do Paul Tornada

Comunicados

Grupos temáticos

Projectos

Associados

PROTOCOLOS

Histórico

Voluntariado
ipdj
   HomePage  Comunicados
Comunicado de Imprensa Dia Nacional da Água
Novas barragens ameaçam o património mundial e a economia nacional

data
: 01-10-2012

Comunicado de Imprensa
Por ocasião do Dia Nacional da Água (1 de Outubro)
Novas barragens ameaçam o património mundial e a economia nacional
Lisboa, 1 de Outubro de 2012.
 
Por ocasião do Dia Nacional da Água, que hoje se celebra, o GEOTA vem relembrar que o Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroelétrico (PNBEPH) é um atentado ambiental, bem como um desastre económico e social. Cabe ao Governo tomar as medidas necessárias para salvar os rios portugueses, preservar o património da Humanidade e poupar milhões de Euros aos contribuintes.
O Programa Nacional de Barragens, aprovado pelo anterior executivo, prevê a construção de 10 novas barragens, com o intuito de aumentar a produção de energia renovável e reduzir a dependência energética do País.
Na verdade, as novas barragens contribuirão apenas em 0,5% da energia primária do país, 3% do fornecimento de energia elétrica e apenas com 2% do potencial de poupança de energia, custarão 16 mil milhões de Euros ao Estado e às famílias nos próximos 75 anos, e levarão à destruição de vários rios, constituindo infrações a diversas Diretivas Comunitárias, em particular a Diretiva-Quadro da Água (DQA) e a Diretiva Habitats.
As barragens de Sabor e Foz Tua, especialmente a última, são projetos que devem ser imediatamente cancelados, sendo preferíveis investimentos em economia de energia com um potencial de redução das necessidades energéticas superior a 25% a um custo 10 vezes inferior.
João Joanaz de Melo, Presidente do GEOTA, faz por isso um apelo ao Governo: “No contexto atual de crise económica, parar o Plano Nacional de Barragens oferece uma oportunidade para cortar na despesa do Estado e poupar milhares de Euros por família. Uma questão que importa também criticar tem a ver com os atrasos já de 2 anos na conclusão do Plano Nacional da Água e da implementação dos planos de bacia hidrográfica.”
 
Sustenturis
UnderWater Watch
     
desenvolvido com
Senso Comum lda
O GEOTA é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em actividade desde 1981