void void
 Homepage
void
void
void
void
 

O GEOTA

Centro Ecológico Educativo do Paul Tornada

Comunicados

Grupos temáticos

Projectos

Associados

PROTOCOLOS

Histórico

Voluntariado
ipdj
   HomePage  Comunicados
22 de Maio - Dia Internacional da Biodiversidade
void
Nota de Imprensa - GEOTA e Associação PATO

data
: 22-05-2012

NOTA DE IMPRENSA

No dia 22 de Maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade. Proclamada pelas Nações Unidas, esta efeméride visa aumentar a consciencialização acerca da importância da diversidade biológica. Este ano, o tema é a “Biodiversidade marinha”. O GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e a Associação de Defesa do Paul de Tornada – PATO assinalam este dia no Paul de Tornada, estando o Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada – Prof. João Evangelista aberto a quem o queira visitar.

O Paul de Tornada é uma zona húmida com uma área central de aproximadamente 25 hectares, permanentemente alagada. Pelas suas características e localização, o Paul constitui um local privilegiado para a prática de Educação Ambiental e sensibilização para a conservação das zonas húmidas.

O GEOTA e a Associação PATO, com o apoio da Câmara Municipal de Caldas da Rainha e do Instituto Conservação da Natureza e da Biodiversidade, recuperaram e dinamizaram junto do paul,  o Centro Ecológico e Educativo do Paul de Tornada, onde se desenvolvem atividades de Educação Ambiental, destinadas quer a alunos e professores dos vários níveis de ensino, quer à população em geral.

 

Dotado de fauna de importância considerável, foram registadas, desde 1988, 145 espécies de aves no Paul de Tornada. De acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados, 1 espécie está classificada como Criticamente em Perigo (CR), Gaivina-dos-pauis (Chlidonias hybrida), 3 espécies estão classificadas como em Perigo (EN), Goraz (Nyctycorax nyctycorax), Garça-vermelha (Ardea purpurea) e Felosa-aquática (Acrocephalus paludicola). Com classificação de Vulnerável (VU), estão consideradas 9 espécies: Garçote (Ixobrychus minutus), Águia-sapeira (Circus aeroginosus), Açor (Accipiter gentilis), Ógea (Falco subbuteo), Falcão-peregrino (Falco peregrinus), Camão (Porphyrio porphyrio), Maçarico-das-rochas (Actitis hypoleucus), Noitibó-europeu (Caprimulgus europaeus) e Felosa-unicolor (Locustella luscinioides).

Até ao momento foram identificadas 8 espécies de anfíbios e 12 espécies de répteis no Paul de Tornada, De acordo com o Livro Vermelho dos vertebrados, o Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) está classificado como Em Perigo (EN).

Quanto a mamíferos, foram registadas 18 espécies. De destacar a presença da Lontra (Lutra lutra).

 

O Paul de Tornada foi classificado internacionalmente em 2001 como Sítio Ramsar e em  2009 foi criada oficialmente  a Reserva Natural Local do Paul de Tornada (RNL-PT),  integrada na Rede Nacional de Áreas Protegidas.

 

A gestão da Reserva Natural Local do Paul de Tornada é um projeto inovador no contexto nacional pelo facto de concretizar uma modalidade de área protegida de âmbito local, ancorada numa plataforma colaborativa que envolve o Município de Caldas da Rainha, o ICNB e as duas ONGA – Associação PATO e GEOTA,  no propósito comum de proteger e valorizar um património natural impar.

 

Travessa do Moinho de Vento nº17, CV Dta 1200-727 Lisboa

Tel | 21 395 61 20 Fax | 21 395 53 16 e-mail | geota.sec@netcabo.pt| http://www.geota.pt

 
Sustenturis
UnderWater Watch
     
desenvolvido com
Senso Comum lda
O GEOTA é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em actividade desde 1981