void void
 Homepage
void
void
void
void
 

O GEOTA

Centro Ecológico Educativo do Paul Tornada

Comunicados

Grupos temáticos

Projectos

Associados

PROTOCOLOS

Histórico

Voluntariado
ipdj
   HomePage  Comunicados
Comunicado de Imprensa
GEOTA organiza seminário internacional sobre a Reforma Fiscal Ambiental no dia 19 de Abril de 2011


data
: 12-04-2011

Comunicado de Imprensa


12 de Abril de 2011


GEOTA organiza seminário internacional sobre a Reforma Fiscal Ambiental no dia 19 de Abril de 2011


Sob o título “
ENVIRONMENTAL FISCAL REFORM IN PORTUGAL - PERSPECTIVES, PURPOSE AND PROGRESS", irá decorrer no Salão Nobre do Ministério das Finanças no dia 19 de Abril de 2011, o seminário internacional, numa organização conjunta do GEOTA com duas organizações parceiras europeias: o European Environmental Bureau e o Green Budget Europe.


A RFA (reforma fiscal ambiental) é uma campanha europeia de proposta de revisão fiscal para onerar as actividades e produtos prejudiciais ao ambiente. Procura-se reduzir os impactes ambientais e incentivar à poupança e eficiência no uso de energia e de matérias-primas. A RFA pretende também a revisão (extinção ou redução) dos subsídios ambientalmente perversos. Aplicação dos princípios da RFA conduzirá à criação de novos empregos, reduzindo o desemprego. Por isso, a RFA defende a diminuição dos impostos ao trabalho, em que a redução da contribuição fiscal de cada trabalhador será compensada pelo acréscimo de das contribuições fiscais dos novos trabalhadores.


O seminário, que está a ser preparado há meio ano, tem como objectivos divulgar as boas práticas de Portugal nestas áreas, saber de boas práticas de outros Países e criar ligações com peritos internacionais de modo a se compreender melhor como e por que fases se pode implementar a RFA com reduzido ou positivo impacte social e económico.


Conforme afirmou Nuno Domingues, Coordenador do grupo da Reforma Fiscal Ambiental no GEOTA e responsável pela organização desta iniciativa: “A conjuntura de crise económica e financeira actual é propícia ao desenvolvimento e aplicação de soluções inovadoras no domínio da fiscalidade que forneçam sinais ao mercado, reduzam a carga fiscal sobre o trabalho e as famílias e numa lógica de neutralidade fiscal, promovam o desenvolvimento sustentável. Porque a RFA pode ser feita em benefício das pessoas, do ambiente e da economia, o GEOTA está a promover esta campanha desde 2001 e em 19 de Abril próximo esta iniciativa.”


A iniciativa conta com o apoio principal do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, entre outras entidades.


Para mais informação contactar Nuno Domingues ou João Joanaz de Melo (geota@geota.pt ).

Está ainda prevista uma conferência de imprensa no mesmo dia e local para a qual estão desde já convidados os senhores jornalistas interessados (consultar o programa da iniciativa na página do GEOTA www.geota.pt).

 
     
desenvolvido com
Senso Comum lda
O GEOTA é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em actividade desde 1981