void void
 Homepage
void
void
void
void
 

O GEOTA

Centro Ecológico Educativo do Paul Tornada

Comunicados

Grupos temáticos

Projectos

Associados

PROTOCOLOS

Histórico

Voluntariado
ipdj
   HomePage  Grupos temáticos Energia e Transportes
Campanha de Sensibilização sobre Energia e Alterações Climáticas
void
Campanha de Sensibilização para o Uso Racional da Energia e para as Alterações Climáticas

data
: 16-01-2014

O que é?

Campanha de sensibilização em escolas, outras entidades e junto do grande público, visando promover acções de informação e formação em vários formatos (apresentações formais e emissão de comunicados e notas de imprensa) em vários canais (Internet, comunicação social), em vários suportes.

As acçõespropostas terão como objectivo sensibilizar os cidadãos para a relevância da temática da Energia e Alterações Climáticas, informando e mobilizando para os compromissos que a União Europeia (UE) assumiu em matéria de política energética e ambiental e que constituem desafios fundamentais para os Estados-Membros, para a UE e para o mundo.

Pretende-se conceber e realizar eventos destinados ao público em geral, através dos quais os cidadãos participem, se sintam como parte activa no processo de construção da UE e promovam a mudança de comportamentos/atitudes e que favoreçam a sustentabilidade.

Estas acções de informação podem ser de diversos tipos, enquadrando seminários, palestras, pequenas conferências, workshops, mostras de posters e de equipamento, feiras temáticas, exposições, de forma directa e indirecta.

Qualquer entidade pode ser parceira neste projecto?

Sim.

Considerando a oportunidade, a abrangência do tema e a diversidade de possibilidades que se colocam com esta iniciativa, encontramo-nos a propor a diversas entidades (Câmaras Municipais, Agências de Ambiente e Energia, Instituições de Ensino, empresas) uma parceria para a realização destas acções dentro da V/ área geográfica de abrangência. O figurino das acções poderá ser combinado caso a caso, caso a caso, tanto que as mesmas deverão ser coordenadas temporalmente entre os diversos municípios e entidades.

As entidades que vierem a acolher os eventos (sem limite temporal) deverão garantir as condições técnicas necessárias no local e a divulgação do evento na respectiva área geográfica de abrangência, a qual deverá ocorrer em simultâneo pelos meios de divulgação que o GEOTA dispõe, bem como assegurar os custos de deslocação conforme a tabela em baixo.

Os logótipos das entidades financiadoras (Instituto Português do Desporto e Juventude, Instituto de Emprego e Formação Profissional e do GEOTA) deverão, obrigatoriamente, constar em todos os suportes de divulgação.

No caso de se tratar de um seminário ou conferência, pelo menos um orador do GEOTA deverá fazer uma apresentação formal, entre outras actividades a combinar.

Forma das acções

O figurino mínimo de cada acção é composto por uma palestra com uma apresentação multimédia  (adequada ao nível etário e escolar de cada grupo de participantes) e uma mostra de informação e equipamento energeticamente eficiente (p.e.: lâmpadas fluorescentes compactas, com a descrição das respectivas vantagens). A duração das sessões é variável de depende das condicionantes que se coloquem localmente.

Decorrerá sempre uma parte de perguntas e respostas dos oradores em debate com os alunos ou professores ou com o público participante, que possa proporcionar o esclarecimento de dúvidas ou a troca de experiências.

Nas escolas, previa ou posteriormente, os professores poderão organizar trabalhos de grupo nas várias disciplinas em que exploram os conteúdos disseminados durante a apresentação, que podem ser publicadas no site do GEOTA ou em outros suportes, para outros destinatários poderem conhecer e beneficiar dessa informação.

A combinar, poderá haver espaço, durante a realização dos eventos nas escolas, para a exposição de trabalhos dos alunos.

Aconselham-se grupos com menos de 40 participantes em cada sessão nas escolas e grupos com 60 participantes para o público em geral. Por dia podem realizar-se até 4 sessões na mesma localização.

No caso dos eventos incluiram uma mostra ou exibição de trabalhos, equipamentos ou conteúdos, essa mostra deverá estar patente ao público num período significativo de tempo (mínimo de 3 dias), de modo a promover uma visita alargada por parte do público em geral.

Mais informações e propostas de colaboração

Dentro do quadro já estabelecido, estamos abertos ao agendamento de acções de divulgação/sensibilização em estabelecimentos de ensino ou outras entidades ligadas à educação ou ao desenvolvimento, dentro ou fora desta candidatura.

Preçário (comparticipação)

Será pedida comparticipação para as entidades que apenas pretendam acções internas, não abertas ao público, ou acções com carácter comercial ou lucrativo.

O GEOTA aceitará parcerias neste projecto nas seguintes condições:

1 - O nº de sessões por escola ou outras entidades encontra-se limitado a 4 por dia;

2 - A entidade que acolher a iniciativa será responsável por proporcionar as condições de espaço e logística à sua realização:

-  Auditório ou sala;

- Condições técnicas para a realização;

- Mesa de secretariado e documentação;

- Espaço de exposição (visitável) e respectivos suportes e condições técnicas (se o evento incluir este tipo de acção);

- Espaço (visitável) para mostras de equipamentos e tecnologias (se o evento incluir este tipo de acção);

- Condições técnicas e serviços para outro tipo de acções (a combinar);

- Se necessário, consoante a duração do evento, serviço de coffee-breack;

- Promoção e divulgação do evento ao nível local (obrigatório para qualquer tipo de eventos) internamente e para o público em geral;

- Aposição dos logótipos das entidades apoiantes e organizadoras em todos os suportes de divulgação;

- Registo e contabilização de todos os participantes nos eventos promovidos, neste âmbito, por essa entidade, e respectiva comunicação desses dados ao GEOTA (esse registo não deverá incluir dados pessoais informatizados que os respectivos detentores não tenham autorizado a sua disponibilização).

3 - O GEOTA fornecerá o enquadramento às acções e responsabiliza-se, quando necessário, por:

- Divulgação nacional dos eventos, via página na Internet, boletim "geotàlupa" e outros suportes de divulgação, de carácter nacional;

- Disponibilização de materiais informativos produzidos pelo GEOTA ou por outras entidades, sobre a temática, quer para distribuição gratuita quer para consulta ou outro tipo de exposição;

- Eventual produção de uma exposição itinerante temática (a ser exibida em cada evento que reuna as condições para esse tipo de realização),  que possa ir acolhendo os trabalhos que os alunos das escolas participantes ou colaboradores de diversas entidades possam ir produzindo ao longo do percurso dos eventos, enriquecendo progressivamente o respectivo conteúdo e forma .

- Coordenação, atendimento, aspectos administrativos, arquivo e contabilidade e logística, ao nível nacional, do projecto;

 Para as escolas e outras entidades, em acções internas, aplicam-se os seguintes valores de comparticipação (1):

Despesas de representação, para uma sessão (2), por pessoa (3), em cada dia (4) considerando a distância percorrida em estrada pelo percurso mais rápido desde a sede do GEOTA (Lisboa-Lapa) até ao local da realização:


  • Lisboa e AML -  50 euros /dia
    Coroa de 75km - 60 euros /dia
    Coroa de 100km - 75 euros /dia

    Coroa de 150km - 100 euros /dia
  • Coroa dos 200 km - 150 euros /dia
    Coroa dos 300 km - 250 euros /dia
     
    Resto do pais - 280 euros /dia 
     
    Notas:
    (1) - No caso de uma sessão em língua inglesa os valores indicados duplicam.
    (2) - O valor considera apena a realização de uma sessão. Cada sessão adicional acrescenta 20 euros à comparticipação.
    (3) - No caso de ocorrerem sessões simultâneas, na mesma entidade.
    (4) - No caso das sessões ocorrerem em dias separados, conta a soma dos dias e nº de sessões realizada.

 

Contactos

GEOTA
Grupo de Energia e Transportes
Travessa do Moinho de Vento nº17, CV Dta
1200-727 Lisboa
Tel | Fax | 21 395 61 20
e-mail | geota.sec@netcabo.pt
homepage | http://www.geota.pt


 
Apoios:          

Instituto Português do Desporto e Juventude

 



            
Nota complementar

 

 


Encontamo-nos igualmente disponíveis para a realização de acções noutras temáticas:
 - Economia de Água / Funcionamento de uma ETAR / programa Ama a Água (Municípios da Simtejo)
 - Desertificação
 - Gestão de Resíduos 
- Turismo Sustentável
- Projecto O Meu Eco-Sistema * (gratuita para os parceiros do projecto)

 
 
Artigos relacionados
- Montreal: 20 anos a salvar a nossa pele
- O Problema de Quioto
- Alterações Climáticas e Evolução da Aviação Civil
- Parecer do GEOTA sobre o PNBEPH
(Estudo exaustivo)
- Climate change: the cost of inaction and the cost of adaptation
- Energia e Alterações Climáticas - Nova Publicação
- Promoção da Energia Solar Térmica em Portugal
- Energia e Alterações Climáticas
- Roteiro das Energias Renováveis
     
desenvolvido com
Senso Comum lda
O GEOTA é uma associação de defesa do ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em actividade desde 1981