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Consumo Sustentável
Este grupo propõe-se pensar a globalização, a cultura consumista e a sociedade de desperdício.

data
: 20-01-2016

Plano de Acção:

1. Reflexão / debate

2. Informar os consumidores

3. Implicações sociais e ambientais do excesso de consumo. Preço dos produtos baratos.

4. Promover a qualidade dos produtos. Absolescência programada.

5. Implementar acções que levem a uma alteração de comportamentos.

6. Articulação com outras entidades ligadas ao Consumo, como a Deco, Associações de Produtores, instituições  públicas e europeias, universidades e associações ambientais.

7. Influenciar o poder legislativo e político.

8. Estabelecer relações com empresas de grande consumo para implementar boas práticas de consumo

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Objectivos concretos  / Plano de acção detalhado

1. Reflexão / Debate


a) Think thank interno sobre a globalização e a sociedade de consumo. Analisar a tendência autodestrutiva da sociedade que está por trás da necessidade de consumir constantemente, e cada vez mais, produtos inúteis. - Dez 2013

b) Debate numa Universidade sobre a globalização e a sociedade consumista - Abr/ Maio 2014

2. Informar o consumidor

a) Informar o Consumidor sobre os excessos e os impactos ambientais e sociais do consumo.
Ajudar o consumidor a reflectir cada acto de consumo e as suas implicações ambientais e sociais de forma a alterar comportamentos. Consumir tem de deixar de ser um acto instintivo e irreflectido.
b) Conhecer o custo material, energético e laboral de cada produto
c) A comida processada e os seus perigos, custo económico e implicações para a saúde. Implica maior gasto de recursos, nomeadamente de embalagens.
d) Ligar os excessos da sociedade em que vivemos e a falta de tempo para coisas mais importantes como família, tempos livres, exercício físico e saúde pública.
e) Efeitos da produção excessiva na produção de resíduos. Importância da reciclagem

Como:   i   - Continuação do Página do Consumo Útil no Facebook - 2013 , 2014
              ii  - Através de artigos informativos no Geotálupa - 2014
              iii - Elaboração de artigos informativos para revistas   -   2014

3. Implicações sociais e ambientais do excesso de consumo. O custo dos produtos baratos

a) Qual a implicação da produção dos produtos baratos na sociedade, na economia e no ambiente.
b) Defender os produtos tradicionais, locais, nacionais e biológicos
c) Tradições que devem ser combatidas e que já não fazem sentido no mundo em crise em que vivemos, como os brindes, os presentes.

4. Promover a qualidade dos produtos. Absolescência programada


a)  Informar os consumidores, através de uma campanha, do fenómeno da absolescência programada.
b)  O poder está na mão do consumidor e tem de ser este a exigir a qualidade dos produtos
c)   Ser o veículo de comunicação  entre os consumidores e as empresas para exigir mais qualidade

 A promoção da qualidade e duração dos produtos pode ser conseguida através da colaboração com Associações do Consumidor, como a Deco
 
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