Atitudes ecológicas do dia a dia

Em casa, logo ao acordar podes iniciar um dia mais ecológico, começando com o banho: lembra-te que a água doce é pouca por isso é importante poupá-la. Se tomares duche em vez de banho de imersão, gastas metade da água, e se não deixares a água a correr quando lavas os dentes, tambem estás a ajudar a poupar. A maioria dos desodorizantes contém clorofluorcarbonetos, mais conhecidos por CFC's. Já existem “sprays” sem CFC's, mas estes têm outras substâncias que também prejudicam o ambiente. A melhor opção para o ambiente é usar desodorizantes de “roll-on” ou “stick”.
A caminho da escola, existem diversos meios de transporte que podes usar. Apresentamos-tos por ordem do menos ao mais ecológico: Automóvel, mota, comboio, eléctrico, metro, bicicleta e andar a pé. Se não tiveres outra alternativa senão ir de automovel, é melhor que este seja a gasolina sem chumbo, e que dês boleia aos teus amigos. Ao andares por uma rua o que sentes? Se atiras papéis para o chão estás a contribuir para que a rua fique ainda mais suja. Não custa nada guardá-los no bolso até ao próximo caixote do lixo e assim, contribuis para que as ruas fiquem mais agradáveis.
Na escola, os teus cadernos podem ser em papel reciclado. O fabrico de papel gasta muita energia, água e infelizmente muitas árvores. O papel reciclado pelo contrário gasta menos água, energia e nenhuma árvore a ser fabricado. A escrever também podes ajudar o ambiente: as canetas descartáveis, em vez de canetas recarregáveis, criam mais lixo e desperdiçam a energia e plástico necessários para as fabricar. Todos estes pequenos hábitos contribuem para um ambiente melhor. No entanto, se o quiseres fazer de uma forma mais activa, podes juntar-te a alguns colegas e formar um Clube do Ambiente. Se convenceres um professor teu a ajudar-vos, melhor. Nos Clubes do Ambiente podem organizar-se uma série de actvidades divertidas como: passeios de exploração da natureza, protecção de animais, campanhas de reciclagem de papel, etc.
Quando vens da escola, e a tua mãe te pede para ires às compras (OH! Não outra vez eu?) que tipo de sacos utilizas? Concerteza nem te lembras de levar um saquinho já usado. É que os sacos de plástico que nos dão nos supermercados levam centenas de anos a desfazerem-se na natureza! Além dos sacos de plástico, outros materiais, como as garrafas de vidro e as latas de alumínio, levam muito tempo a degradar-se na natureza. Por isso é importante reciclá-los. Nalguns sítios, existem contentores especiais que recolhem estes materiais - Vidros (verdes), Papel/Cartão (azuis), Plásticos/Latas (amarelos) e Pilhas (vermelhos). Não custa nada separar o lixo e contribuir para a reciclagem...
Por fim, à noitinha, antes de te deitares, quando sais da sala onde estás, costumas deixar a televisão ligada e a luz acesa? Não te esqueças que, se o fizeres, estás a desperdiçar energia e a contribuir desnecessariamente para o efeito de estufa...